Presença Digital para Networking de Alto Impacto

Imagine as duas situações a seguir:

  1. Um sujeito que tenha formação técnica, algumas especializações, muito conhecimento teórico e domínio operacional, enfim, é um excelente especialista em sua área de atuação, mas possui poucos amigos e raramente aumenta sua rede de relacionamentos.
  2. Um outro sujeito que tem uma formação e apenas uma especialização acadêmica, possui conhecimento técnico e operacional limitado e generalista, mas administra cuidadosamente uma grande rede de relacionamentos pessoais e profissionais.

Qual destes dois personagens tem mais chance de ser muito bem sucedido pessoal e profissionalmente?

 

O que se verifica na prática é que na maioria das vezes, o sucesso pessoal e profissional é conseguido e mantido com mais facilidade por indivíduos que possuem boas redes de relacionamentos. O tão comentado Networking;

Como a própria palavra já denota (net + work) é a ate de conhecer pessoas e cultivar relacionamentos.Utilizando bem o networking podemos ter informações, ensinamentos, ajuda, amizades, oportunidades, parcerias e negócios com muito mais facilidade e rapidez. Para se dedicar a esta atividade é necessário ser, ao mesmo tempo, usuário e fornecedor de tempo, boa vontade, solidariedade, recursos e conhecimento.

Quem está ativo no mercado sabe que praticar o networking não é fácil, pois demanda tempo, habilidade e disciplina. E antes de tudo, requer do praticante educação, sutileza, disponibilidade e ética. O networking somente funciona plenamente quando se comporta como uma via de mão dupla, onde todos informam suas necessidades, solicitam ajuda e compartilham conhecimento de forma clara e objetiva.

Entende-se como Capital Social o conjunto de coisas intangíveis, importantes para o cotidiano das pessoas conectadas que compõem uma unidade social (grupo, comunidade, organização). Dessa forma, o primeiro passo para um bom networking é gerenciar o seu capital Social. Muitas pessoas lançam mão de softwares de CRM pra isso,mas apenas a ferramenta não resolve, é necessário ter interesse pelas necessidades dos outros  e praticar ações, atitudes que o façam ser lembrado.

Então o primeiro passo para um bom networking é possuir uma boa lista de contatos relevantes, o que é bem diferente de apenas uma enorme lista de amigos. Essa lista irá lhe fornecer “pessoas-meio”, ou seja, aqueles que podem lhe apresentar aos profissionais que você realmente deseja ter contato. Existem 3 tipos de pessoas-meio: os informantes, os intermediários e os influenciadores, cada qual possui meios diferentes de aproximá-lo de seu alvo.

Também é muito importante conhecer pessoas novas, fora dos círculos mais próximos como os de família e colegas de trabalho, afinal a matéria-prima que fomenta o networking são as pessoas desconhecidas. Para isso eventos, congressos e feiras de sua área de interesse são excelentes oportunidades de te colocar frente a frente com boa parte do mercado que deseja atingir. Outro meio importante para conhecer novas pessoas são as redes sociais, um caminho hoje muito utilizado e acessível. Aqui é onde a sua presença digital bem planejada e executada vai fazer a diferença.

Antes de prosseguir, quero destacar que a internet é uma excelente ferramenta, mas isso não significa abandonar os contatos pessoais, o online e off-line precisam caminhar juntos e integrados. Outra coisa muito importante é administrar cuidadosamente todos os perfis em redes sociais, mantendo-os sempre completos e atualizados, além de compartilhar conteúdo de qualidade com frequência. Vejamos as principais características de algumas plataformas:

 

Twitter

Se compararmos com as mídias tradicionais, o Twitter está muito próximo do rádio: tem informações rápidas o tempo todo e não dá para acompanhar tudo. É um ótimo veículo para compartilhar conteúdos diversos e também para melhorar a presença nos resultados de busca do Google. Além disso possibilita uma boa interação direta com outras pessoas. De modo geral, poucos profissionais estão fazendo bom uso desta ferramenta, por isso ela anda um pouco fora dos holofotes, mas seu potencial é muito grande.

 

Facebook

É a bola da vez e isso tem seus lados bom e ruim. Bom porque tanto no varejo quanto no B2B o Facebook tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente no sentido de atingir o público-alvo. Bom também porque o Google (mesmo que a contragosto)  indexa bem os perfis mais ativos e relevantes. O lado ruim é que sua facilidade de uso induz a erros primários. Para fazer bom uso deste canal é imprescindível entender as técnicas e estratégias avançadas, tanto de publicação quanto de mensuração de resultados.

 

Slisdeshare

Se textos relevantes significam conteúdo de qualidade, imagine traduzir estes textos em linguagem visual na forma de slides! Pois este é o grande poder do Slideshare, uma rede pouco badalada mas que produz excelentes resultados em termos de presença digital. O fato de ser trabalhoso produzir apresentações de qualidade torna este canal ainda mais interessante, pois os usuários assíduos acabam ganhando notoriedade por seus conteúdos.

 

YouTube

Desde a massificação da banda larga o vídeo conquistou a internet. Essa tendência é tão poderosa que incomoda profundamente as emissoras de TV já fz algum tempo. O Youtube é a segunda ferramenta de busca mais utilizada na internet, atrás apenas do Google, e sua utilização ainda está em pleno crescimento. Também dá trabalho produzir vídeos, mas vale a pena investir em conteúdos audiovisuais para proporcionar informações relevantes e acessíveis aos clientes empotencial.

 

Instagram/Flickr

Outra massificação que ocorreu nos últimos anos foi da fotografia. Antes um hobby elitizado, hoje totalmente acessível através de câmeras populares ou celulares comuns; a fotografia conquistou as pessoas e se tornou um hábito cotidiano. Redes sociais baseadas em fotos como o quase esquecido Flickr ou o badalado Instagram possuem milhões de usuários ativos e engajados. Dessa forma é muito fácil planejar ações que fomentem a presença digital tanto de empresas varejistas quanto B2B.

 

LinkedIn

Com tantas plataformas de redes sociais focadas em temas específicos, o aspecto profissional não poderia ficar de fora. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para gerenciar a presença digital de profissionais e empresas proporcionando a troca de relacionamentos sólidos e conteúdo de alta qualidade. Saiba como utilizar o potencial desta rede baixando gratuitamente o eBook gratuito Guia Prático Como Usar o LinkedIn para potencializa a Presença Digital de Profissionais e Empresas.

 

Agregadores

Os agregadores são como portais de conteúdo direcionado e publicado por qualquer tipo de pessoa. Podem ser generalistas ou focados em temas definidos. Seu grande diferencial é proporcionar visibilidade a pessoas que não tem acesso aos grandes veículos de comunicação e ainda promover a interação entre os usuários. Este tipo de rede, cujo principal exemplo é o Digg, já foi muito utilizado, mas perdeu força após a atualização do Google chamada Panda, a qual desvalorizou os textos publicados em agregadores, em alguns casos até excluindo dos resultados de buscas. Após esse episódio houve uma “faxina” no segmento e restaram alguns poucos agregadores com boa reputação na web. Se bem utilizados ainda representam um canal útil na consolidação da presença digital.

 

A partir disso vamos entender melhor como atuar nestes ambientes para conseguir engajamento de seu público. Confira a seguir as principais estratégias que devem ser utilizadas nas mídias sociais.

 

Posicionamento

Posicionamento é a forma como uma entidade se coloca para o mercado e para o seupúblçico. Pode ser um profissional, empresa, marca, produto ou serviço. Funciona mais ou menos como uma promessa de valores feita aos clientes que resume a posição que a empresa deseja assumir em comparação aos seus concorrentes. Existe também o outro lado, que é a reputação, ou seja, a forma como o mercado de fato enxerga aquela entidade

 

Atrair público certo

Nos primeiros anos da internet, quando se iniciou a tarefa de mensurar estatísticas de visitação, a métrica de Visitas Totais era a grande vedete. Os analistas e gestores de sites tinham uma preocupação obsessiva em conseguir milhões de visitas. Naquela época até fazia algum sentido, mas os conceitos evoluíram e hoje esta métrica somente se aplica em algumas situações isoladas. Obter um público relevante e de qualidade é muitíssimo mais importante do que ter milhões de acessos de usuários que não compõe seu público-alvo; Quanto mais puder segmentar seu público, mais personalizado será o tratamento dispensado e, consequentemente, provocará um nível maior e mais profundo de engajamento.

 

Conteúdo relevante

Tenho participado de alguns eventos e congressos importantes na área de marketing digital e um assunto se repente indefinidamente: conteúdo relevante. A internet está assustadoramente grande e em franco crescimento. As pessoas já aprenderam bem a usar as pesquisas e relacionamentos para encontrarem o que precisam. Estes dois aspectos deixam muito claro porque o conteúdo publicado precisa ser útil e relevante ao público desejado.

A entidade que publica conteúdo em mídias sociais precisa demonstrar que entende os problemas e aflições de seus consumidores e, mais ainda, que possui as soluções para estes problemas. Apena um site bonito não transmite essa mensagem ao público, por isso o conteúdo de qualidade é imprescindível.

 

Frequência

Este é um ponto onde eu percebo as mais graves falhas. Uma vez que você ou ou empresa se dispõe a publicar conteúdo relevante, fatalmente irá atrair leitores. Se o conteúdo tiver boa qualidade há boas chances de que estes leitores passem a acompanhar suas publicações. Dessa forma é muito importante ter uma frequência de publicação bem definida e clara. O público interessado vai esperar pelas atualizações. Se a frequência não for mantida fielmente é muito provável que o público acabe desistindo de acompanhar seu canal.

 

Interagir com seguidores

A base das mídias sociais é a geração de conteúdo pelo usuário e este sentiu o gostinho do poder de conseguir reclamar de um produto ou serviço diretamente para a empresa ou para centenas de amigos no Facebook. Muitas vezes o efeito disso é devastador. Portanto é importantíssimo ter muito tato para lidar com os mais diversos tipos de interações vindas dos usuários. As empresas e entidades preocupadas com isso têm desenvolvido ótimos manuais de procedimentos e políticas para gerenciar relacionamentos nos ambientes digitais. Fugir do assunto e se esconder do público não é mais uma opção.

 

Chamar público para ação

Quando o público se identifica com uma determinada entidade (marca, empresa, produto, serviço ou profissional) e passa a segui-la é o primeiro passo para o engajamento. Este acontece quando as pessoas começam a interagir com as publicações da entidade, seja curtindo, comentando ou compartilhando. Ao entender claramente estes momentos a entidade consegue publicar conteúdos que motivem o usuário a interagir. As ações incitadas podem ser as mais diversas, desde um simples compartilhamento até a compra de um produto ou serviço.

 

Respostas rápidas

Já falei sobre a interação com o público, mas esta questão é tão importante que vou dedicar mais um item a um aspecto específico desta tarefa, que é a agilidade nas respostas. Quando se trata de internet a percepção de tempo das pessoas é alterada. Ao lidar com tecnologia tão avançada, as pessoas não admitem longas esperas como toleravam no arcaico mundo offline. Então além de estar sempre atendo às interações do público com a entidade, é necessário agir rápido e fornecer respostas objetivas, seja em situações boas ou ruins.

 

Mensuração de resultados

A internet trouxe diversas inovações impensáveis há 10 anos. Uma verdadeira revolução está acontecendo na comunicação, nos negócios, no entretenimento e no consumo. De tudo o que há de novo, certamente o que mais me fascina é a possibilidade de mensurar tudo o que acontece através de dados estatísticos e desenvolver análises destes dados para obtenção de padrões de comportamento. Comparada com as tradicionais mídias offline, a internet representa um avanço sem precedentes na disciplina da comunicação e marketing.

Estas são8 estratégias fundamentais para iniciar a presença digital de uma entidade nas redes sociais. Não existe uma fórmula pronta de como definir cada estratégia, pois isso depende dos objetivos e perfis de cada entidade. Analisar os cenários internos e externos para definir as estratégias de forma coerente se tornou o grande desafio das empresas deste século.