Consultoria em Inovação e Automação na Advocacia

O mundo está passando por uma profunda Transformação Digital que impacta todas as áreas da economia, sobretudo o Direito. Inovações tecnológicas, automação de processos e cultura organizacional passam a ser assuntos de primeira ordem às bancas de todos os portes e áreas de atuação.

As adversidades para administrar um escritório jurídico vêm aumentando a cada dia. As principais dificuldades dos Operadores do Direito são:

  • Elevada carga horária de colaboradores

    Tarefas rotineiras e repetitivas ocupam a maior parte do tempo dos advogados.

  • Perda de produtividade

    A produção jurídica é prejudicada pelo alto volume de tarefas repetitivas e retrabahos.

  • Dificuldade em conquistar clientes

    A falta de tempo dos sócios não lhes permite buscar novos clientes.

  • Organização de documentos

    Organizar documentos e processos exige tempo, espaço físico e recursos indisponíveis.

ImgAdv

Certamente você tem ouvido sobre as diversas novas tecnologias de automação para advocacia e está se esforçando em acompanhar e se adequar às evoluções do mercado.

Mas isso também é algo difícil, pois surgem outras questões como:

Não saber como implantar

Sobrecarga de informações

Não ter verba suficiente

Decidir sobre tecnologias

A solução para todos esses obstáculos se resume em um direcionamento a ser tomado: Inovação e Automação na Advocacia. O propósito da automação não é substituir advogados por máquinas, mas realizar atividades operacionais. A automação é a complementação do trabalho. Robôs fazem o trabalho operacional e pessoas fazem o trabalho intelectual.

Benefícios da Automação

• Aumento de produtividade

• Otimização de tempo, segurança e espaço

• Acesso rápido às informações e documentos

• Aperfeiçoamento da organização e da gestão

• Controle do fluxo de trabalho da equipe

• Cumprimento dos prazos processuais

• Gestão de clientes

• Administração financeira precisa

Automação em Escritórios Jurídicos

A Automação na Advocacia se dá através de Tecnologias Inovadoras e Gestão de Processos de modo a otimizar toda a operação da banca. Atualmente existem diversos provedores de cada uma destas soluções e a combinação estratégica delas orientada ao porte e à atuação é que irá determinar o sucesso do escritório nessa jornada de Transformação Digital. Conheça as principais tecnologias digitais que proporcionam a automação dos escritórios de advogados:

Automação de Documentos

Taxtech

IA na Análise de Contratos

Legal Analytics e Jurimetria

Pesquisa Jurídica online

Blockchain

Marca Jurídica Consistente

Compliance

Resolução de conflitos online

Chatbots para atendimento

Redes de Profissionais

Gestão Legal

Qual dessas tecnologias e recursos o escritório deve adotar?
Não existe um modelo pronto que sirva a todos os advogados e escritórios jurídicos. As soluções precisam ser customizadas conforme o porte da banca e sua área de atuação, entre outros fatores. Essa busca por inovação na advocacia pode partir de dentro do próprio escritório, mas geralmente esbarra nos entraves do cotidiano e na falta de conhecimento técnico dos sócios.
Em muitos casos o ideal é contar com a visão externa de um consultor que irá levar conhecimentos, competências, habilidades, comportamentos, conteúdos, conselhos e experiências sobre as inovações jurídicas a serem aditadas.

Consultoria em Inovação Jurídica e Automação na Advocacia

O Objetivo da consultoria é entender as necessidades do escritório cliente realizando análises diagnósticos e processos de modo a propor soluções específicas aos problemas e necessidades. O “olhar de fora”, o conhecimento das tecnologias e a experiência do consultor proporcionam muito mais chances de sucesso na implementação de automação na advocacia. Conheça o Método de Consultoria para Automação e Inovação na Advocacia desenvolvido por Tercio Strutzel

Tercio Strutzel

Eu tenho mais de 10 anos de experiência no atendimento a escritórios jurídicos e advogados autônomos. Minha atuação vai desde o planejamento de Marketing Jurídico até a inovação do modelo de negócio para escritórios de advocacia, passando pelas esferas da digitalização, automação e gestão.

Se a automação da advocacia faz sentido para você, preencha o formulário abaixo e me conte seus principais desafios. Vamos juntos construir a solução!