O que faz uma consultoria para Transformação Digital do escritório jurídico?

A digitalização no meio jurídico começou no início dos anos 2000. Foi nesse período que começaram a se popularizar os softwares jurídicos e se iniciaram os testes com o Peticionamento Eletrônico. Dai em diante não tardou para que termos como Direito Digital, Compliance, Due Dilligence, Automação de Processos e Segurança da Informação se misturassem ao vocabulário jurídico. Se há 15 anos se debatia a importância da gestão legal auxiliada por softwares, atualmente a questão se voltou para decidir quais soluções de Inteligência Artificial e Big Data são mais adequadas ao perfil de cada banca.

A mudança de paradigmas foi radical e rápida. O impacto que esse fenômeno tem nos escritórios é ainda mais severo ao levar em consideração que o Direito é uma disciplina de longa tradição, atrelada a valores seculares, portanto, naturalmente se move com mais lentidão e se mostra mais resistente à inovação.

Somado a esse cenário, temos ainda um fato que se compartilha com todos os tipos de empresas: via de regra o empreendedor / fundador é muito bem capacitado no core-business que desenvolveu, porém geralmente não se mostra um bom gestor do negócio como um todo. Infelizmente esse é um fato constatado no Brasil, onde a educação superior focada no operacional não capacita os alunos a serem administradores. Essa é a causa principal do alto índice de fechamento de empresas no país.

É nesse ponto em que um Consultor especializado faz toda a diferença

Uma Consultoria é um serviço no qual um especialista irá auxiliar o empresário a detectar problemas, formular soluções e implementar processos que levem aos objetivos propostos. Embora pareça uma fórmula simples, ela só é atingida com êxito pelo consultor pois ele possui duas características essenciais: a) não tem envolvimento emocional com o negócio e b) possui conhecimento e experiência prática em diversas metodologias, ferramentas e boas práticas organizacionais.

Obviamente existem algumas disciplinas diferentes de especialização do consultor. O próprio universo do Direito já recebeu, nas últimas duas décadas, o auxílio de consultores em Administração Legal e de Marketing Jurídico. Neste novo cenário que se desenha, faz-se necessária a colaboração de consultores que ajudem o escritório de advogados em sua Transformação Digital. Listo a seguir algumas das demandas mais urgentes:

  • Pesquisa Jurídica por Inteligência Artificial
  • Automação de Processos e Documentos
  • Soluções digitais para Resolução de Conflitos
  • ERP de Gestão Jurídica
  • Inteligência Artificial para Análise de Contratos
  • Marketing Jurídico
  • Analytics e Jurimetria
  • Gestão Legal
  • Departamentalização
  • Acesso a Redes de Profissionais correspondentes em comarcas diversas

A variedade de ferramentas e tecnologias para cada uma dessas frentes aumenta a cada dia. Avaliar qual solução é a mais adequada ao perfil do escritório exige um entendimento preciso tanto desse perfil quanto das tecnologias e ferramentas. Os sócios tentarem decidir sobre a melhor solução de LegalTechs e LawTechs na base da tentativa e erro é uma opção que certamente consumirá recursos, tempo e verba sem levar a conclusões assertivas. Por isso tudo essa é uma função típica de um consultor.

Através de análises, implementação de processos, aconselhamentos, treinamentos e orientações a Consultoria irá possibilitar a adesão das soluções digitais, proporcionando redução de custos, aumento de produtividade e foco em resultados.

A Transformação Digital é um caminho sem volta para todos os segmentos da economia, inclusive o Direito. Nessa jornada as tecnologias, ferramentas, processos e métodos são o MEIO e não o fim. A busca pela melhoria contínua é o novo normal. Negócios, Inovação, Marketing e Cultura Organizacional deixam de ser jargões distantes para se embutirem nas rotinas das bancas jurídicas exigidas para essa Era Digital.

Se você está enfrentando desafios, saiba como posso te ajudar com a Consultoria em Inovação e Automação na Advocacia