Glossário de Marketing

Este glossário contém os principais termos de comunicação, marketing e informática. Alguns verbetes podem ser homônimos ou possuir definições mais complexas dos que as apresentadas aqui, pois o foco deste material é auxiliar a compreensão do contexto no universo digital.

Fontes: Digital Discovery / Mundo do Marketing / Mestre SEO / Portal do Marketing / WIKIPEDIA

 

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4 Ps: Também conhecido com o Mix de Marketing, é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo.

A

ACESSIBILIDADE: Permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação. Em informática, os programas que provêm acessibilidade são as ferramentas que permitem aos portadores de deficiências utilizarem os recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem ser leitores de tela para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala. Na Internet o termo acessibilidade refere-se também as recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não.

ACTIVITY AUDIT (Auditoria de Atividade): Verificação independente de medidas de atividade, realizadas por um período específico de tempo. Algumas das métricas validadas são ad impressions, page impressions, clicks, total visits e unique users.

AD: Abreviatura de Advertising, anúncio.

AD NETWORK: Possibilidade de anúncios em uma rede de “afiliados”, ou seja, dentro de sites associados de um veículo ou site.

AD REQUEST: Solicitação de anúncio: solicitação de exibição de um anúncio feita a um servidor. Isso ocorre quando alguém visita uma página na web que contém uma peça publicitária. O browser do visitante “solicita” que ela seja exibida. Após entrega pelo veículo a contabilização é realizada.

AD ROTATION: Técnica que permite que diversos banners sejam mostrados em uma mesma página do site de forma sequencial.

AD SERVER: Servidor de anúncios: Programa que mostra os anúncios requisitados na página de um site e registra o seu desempenho. O servidor de banners pode ser fornecido pelo site que publica o anúncio ou pode ser de propriedade da agência/anunciante ou ainda terceirizado.

AD SENSE: Serviços do Google onde os webmasters podem colocar anúncios  de outros sites em seus domínios (Rede de Display) e recebem um valor a cada vez que o anúncio é clicado.

AD WORDS: Serviço de publicidade em Links Patrocinados do Google, onde os anunciantes pagam para exibir anúncios de seus produtos ou serviços nos resultados de buscas do Google  ou em outros sites.

ADVERTISING: Propaganda comercial ou anúncio, em inglês.

AFILIADOS: São programas publicitários – ou programas de afiliação – onde sites oferecem pagamentos para webmasters que promovem seus produtos ou serviços em forma de pequenas comissões por cada venda.

AFTER MARKETING: Pós-marketing, um dos componentes chave do marketing de relacionamento. Trata das relações duradouras com o cliente, antes, durante e principalmente depois da venda. Mais do que uma simples atitude, o marketing de relacionamento é uma filosofia que deve envolver todos os escalões da empresa para surtir efeito real e eficiente. O pós-marketing significa o fortalecimento da lealdade dos clientes ao encontrar e administrar suas expectativas.

AGÊNCIA DIGITAL: Empresa formada por profissionais com experiência em vários segmentos do mundo digital, tais como tecnologia de desenvolvimento, criação, redes sociais, comunicação, marketing digital e planejamento. As agências digitais podem ser de diversos tamanhos e ter especializações em áreas específicas. Também podem ser agências full services ou especialistas em algum serviço do mundo digital.

ALGORITMO: Série de passos para abordar um problema ou assunto específico, geralmente representado graficamente.

AMBIENTE DO MARKETING: Atores e forças ambientais que afetam a habilidade das empresas de marketing em desenvolver e manter com sucesso suas transações com seus consumidores alvos.

AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações; incluem elementos de ação direta e de ação indireta.

ANÁLISE MULTIVARIADA: Instrumental estatístico que estuda as múltiplas variáveis independentes, simultaneamente, para identificar um padrão ou padrões de perfis de consumidores em um banco de dados. É o estudo de um fenômeno (pessoas, empresas, objetos etc.) cujo entendimento requer a análise simultânea de múltiplas variáveis. A seleção apropriada de uma técnica multivariada envolve a identificação e a mensuração das variáveis que serão levadas em conta da análise.

ANCHOR TEXT: ver TEXTO ÂNCORA

ANSOFF, IGOR: Acadêmico e consultor norte-americano,formado em engenharia e matemática. É o principal responsável pela formulação do conceito de gestão estratégica. Criou o modelo Ansoff de planejamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais por meio de uma sequencia de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios – diferença entre o previsto e o realizado – e de sinergia, aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.

ANTISPAM: São filtros criados para barrar a entrada de emails não autorizados na caixa postal do destinatário.

ANTIVÍRUS: Programas que protegem o computador contra os mais diversos tipos de ameaças virtuais.

ANÚNCIO: Em um sentido mais específico designa as peças publicitárias em veiculadas em mídia impressa (revista ou jornal), mas também pode ser utilizado genericamente como sinônimo de qualquer peça de propaganda em geral.

API: Application Programming Interface, permite que um programa possa interagir com outro pedaço de software.

APP: Abreviação de APLICATIVO MÓVEL.

APLICATIVO MÓVEL: Programas de funcionalidades específicas desenvolvidos para ser instalado em dispositivos móveis, como PDA, telefone celular, smartphone ou Tablets.

APPLET: Pequeno software de aplicação que é utilizado pelos browsers para disparar automaticamente uma animação e/ou para aceder a uma base de dados requerida pelo utilizador.

ARPANET: Rede precursora da Internet, criada e desenvolvida nos anos 60 e 70 pelo departamento de defesa Norte-Americano.

ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO: É a organização do fluxo de informação de forma acessível, útil e inteligível. Trata-se de planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual (fluxograma de navegação) de um sistema, assim com do desenho de uma interface, incluindo todos seus fluxos de navegação e estruturação de conteúdo.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: É um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, e insere-se nas atividades de comunicação e jornalismo. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre pessoas físicas, entidades, empresas ou órgãos públicos com a imprensa.

ASP – ACTIVE SERVER ÀGES: é uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web. As linguagens aceitas são VBScript e JScript. Através dessa tecnologia também é possível executar consultas a Banco de Dados.

ATINGIMENTO: Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação que significa o ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. Também pode significar a região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.

AUDIÊNCIA: Quantidade total de indivíduos atingidos por uma peça/campanha de marketing.

AUTORESPONDER: Software utilizado para automatizar determinadas ações na comunicação entre uma empresa e um cliente ou potencial cliente. É uma espécie de resposta automática a mensagens de correio eletrônico.

AUTORIDADE: uma página é considerada com autoridade quando tem uma quantidade considerável de conteúdo relevante para um tópico primário e é reconhecida pelos outros sites por ser relevante neste tópico.

AVATAR: Foto ou desenho animado usado para representar um indivíduo num chat, fóruns, jogos, redes ssociais ou num site.

B

B2B – Business to Business: Relativo ao comércio eletrônico realizado por empresas entre si.

B2C – Business to Consumer: relativo ao comércio eletrônico realizado entre empresas e consumidores.

B2G – Business to Government: Relações comerciais entre as empresas e os governos.

BACKBONE: Canal primário do tráfego eletrônico na internet.

BACKLINKS: São links de outro site para o seu próprio. A maioria dos mecanismos de busca utiliza a qualidade e quantidade de backlinks para ajudar a determinar o ranking da página.

BACKOFFICE: São as operações de gestão do estoque, gestão financeira, contabilidade e emissão de notas fiscais, consideradas necessárias para o funcionamento integrado de um negócio. Também pode significar a área de administração de um site ou blog.

BANDWIDTH: Também conhecida como Largura de banda, é a taxa de transmissão de uma linha de comunicação, normalmente medido em kilobytes por segundo (Kbps).

BANCO DE DADOS: Também chamados de Bases de Dados, são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.

BANNER: É o formato pelo qual as propagandas aparecem na Internet. Geralmente, possui link para o site do anunciante. Possui diferentes tamanhos e formatos, normatizados pela IAB.

BANNER EXPANSIVO: Banner de rich media que se expande com a simples passagem do mouse sobre ele ou após um clique. O usuário pode então visualizar mais informações sem que saia da página principal onde está navegando.

BCC: Blind Carbon Copy, Forma de envio de e-mail que se utiliza para enviar uma mensagem de correio eletrônico para diversas pessoas, sem que estas tenham conhecimento a que outras pessoas a mesma mensagem foi enviada.

BCG – BOSTON CONSULTING GROUP MATRIX (MATRIZ BCG):. Forma de representar o posicionamento de seus produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas, leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias adequadas para cada situação.

BEHAVIORAL TARGET: É o estudo do comportamento do usuário enquanto ele interage no ambiente on-line. O behavioral target abrange todas as ações, compras e páginas visitadas num website.

BEM INTANGÍVEL: Bem que não pode ser percebido pelos sentidos, como os serviços

BENCHMARKING: Atividade de comparar produtos, serviços, estratégias, processos, operações e procedimentos com líderes reconhecidos para a identificação de oportunidades de melhoria da gestão. O termo indica os “melhores resultados do mundo” dentre as organizações do setor, em determinados itens de controle. O objetivo do benchmarking é conhecer e, se possível, incorporar o que os outros estão fazendo de melhor.

BENEFÍCIOS: Atributos ou conjunto de atributos que represente atendimento a desejos de um segmento ou mercado ou, ainda, o atributo que motiva o comportamento de compra.

BEST PRACTICES: ver MELHORES PRÁTICAS.

BLACK HAT SEO: Técnicas de SEO anti-éticas, ou seja, que não respeitam as Google Webmaster Guidelines. O Black Hat SEO é considerado desonesto, pois são focados no ranking dos sites e não na qualidade de seus conteúdos.

BIG DATA: Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade.

BLOG: pode tanto ser uma página pessoal como corporativa, que se caracteriza pela escrita de artigos ou posts sem necessidade de formalidades. Como página pessoal, muitos utilizam como um diário, trazendo experiências profissionais. Outros já abordam uma área específica e trazem textos e tutoriais referentes a ela. Já como página corporativa, empresas trazem artigos referentes aos seus produtos e serviços. Os posts ficam organizados em ordem cronológica as ferramentas de criação e administração de Blogs possuem uma estrutura que permite a publicação de conteúdo pó pessoas sem conhecimentos de programação.

BOCA-A-BOCA: Método de transmitir uma informação ou notícia de um indivíduo para outro. Com o uso da internet, das redes sociais e dos dispositivos móveis, essa prática ganhou um imenso potencial de disseminação de informações.

BOLETIM: Publicação impressa ou digital, periódica, de volume reduzido, onde se veiculam notícias ou informações sobre assuntos específicos de interesse público, ou do interesse de determinado grupo ou comunidade.

BOTÃO +1: É o botão, criado pelo Google, para recomendar algo. Pode ser um link, um site, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Google Plus.

BOTÃO CURTIR: É o botão, criado pelo Facebook para indicar que o usuário aprova ou gosta daquela informação que esta vendo. A informação pode ser um post, um site, um link, uma foto, etc. Ele é muito utilizado dentro da rede social Facebook, mas também pode ser aplicado em diversos elementos dentro de sites e blogs.

BOUNCE RATE: ver TAXA DE REJEIÇÃO

BRAINSTORMING – Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.

BRAND EQUITY: Valor agregador resultado de transformação de um produto numa marca. O conceito de Brand Equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

BRANDING: É o conjunto de ações relativas à administração de marcas. São tarefas voltadas para os processos de desenvolvimento, criação, lançamento, fortalecimento, reciclagem e expansão da marca.  Estas tarefas visam criar e explicitar valores tangíveis e intangíveis, construir uma identidade sólida, gerar confiabilidade e, por fim, dar à marca uma boa imagem que reflita um caráter responsável e assegure que a marca ocupe um lugar privilegiado no mercado e na mente dos consumidores.

BREADCRUMB: ver MIGALHA DE PÃO.

BREAK-EVEN POINT: ver PONTO DE EQUILÍBRIO.

BRIEFING: Informações e instruções passadas pelo cliente de forma sistemática para um profissional ou agência sobre um trabalho a ser realizado..

BROADCAST: Estratégia de programação de televisão. Vem sendo muito utilizada para definir a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as duas partem da mesma concepção.

BROWSER: ver NAVEGADOR.

BUDGET: Termo utilizado para definir o orçamento ou verba disponível para um projeto ou período de tempo.

BUFFERING: Quando um player de mídia streaming salva porções de arquivo até que haja suficiente informações para o arquivo começar a correr.

BUSCA UNIVERSAL: define resultados de pesquisa onde são apresentados mais do que links para documentos HTML, mas também links para locais, produtos, vídeos, notícias, imagens e outros tipos de documentos.

BUSCADORES: Empresas que trabalham apresentando resultados relacionados aos termos buscados. Podem ser tanto sites de pesquisa como comparadores de preços.

BUSINESS INTELLIGENCE: Compilação de informação primária e secundária acerca da concorrência, mercados, clientes e outra informação comercial relevante.

BUZZWORD: um grande alarido, que tem como base o aparecimento de uma palavra até então desconhecida..

C

C2B: Consumer to Business, referente ao comércio eletrônico em que a iniciativa parte do consumidor.

C2C: Consumer to Consumer, relativo ao comércio eletrônico em que os consumidores negociam entre si, com o patrocínio de um broker. Os mais frequentes são os leilões.

CACHE: Memória que permite armazenar temporariamente os arquivos, conteúdos e páginas da internet visualizados mais recentemente no browser, de forma a aumentar a rapidez com que aparecem nas visitas seguintes.

CAPTCHA: Figuras que contêm letras ou números com os caracteres desalinhados ou borrados. O Captcha é utilizado para diferenciar se a ação esta sendo feita por um humano ou por um robô. Geralmente, eles são usados em sites que necessitam de um cadastramento para acesso.

CALL TO ACTION: É o termo empregado para o texto de um anúncio que incentiva o visitante de um site a fazer algo específico em resposta ao anúncio. “Clique aqui” e suas variantes são os “call to action” mais comuns utilizados na internet.

CAMPANHA: conjunto de ações de marketing, publicidade e comunicação integrados dentro de um único planejamento para um determinado objetivo.

CAPITAL INTELECTUAL: É composto pelas habilidades e conhecimentos das pessoas, pela tecnologia, pelos processos ou pelas características específicas de uma organização. Os dados trabalhados se transformam em informação. A análise da informação produz o conhecimento. O conhecimento utilizado, de maneira organizada, como forma de incrementar o acervo de experiências e a cultura da organização, se constitui o capital intelectual.

CARRINHO DE COMPRAS: área dos sites de comércio eletrônico onde ficam agrupados os produtos selecionados pelo usuário para serem comprados.

CAUDA LONGA: Termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados como a curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. Quando comparada a uma distribuição normal, ou Gaussiana, a cauda longa apresenta uma quantidade muito maior de dados ao longo da cauda. Também utilizado para descrever os pequenos nichos de mercado no varejo on-line.

CHAT: Do inglês chit and chat (bate-papo), a palavra chat na Internet, significa lugar onde as pessoas batem papo, geralmente dividido por temas ou assuntos de interesse.

CLASSE SOCIOECONÔMICA: Parte da população agrupada por suas características de renda, arbitradas pelas entidades representativas do mercado publicitário. As pessoas são classificadas em grupos segundo critério que mede a propensão do consumo, perguntando às pessoas que tipos de bens e quanto desses bens possui. O critério mais utilizado pelas agências de propaganda e veículos de comunicação é o da ABI-ABIPEME, que define cinco classes: A, B, C, D e E.

CLICKS – CLIQUES: A oportunidade do usuário de internet selecionar um determinado botão num site da internet para navegar entre os links.

CLICK THROUGH RATE – CTR: Métrica utilizada para medir o percentual de cliques que um link, botão, banner ou outra peça publicitária gerou. É calculado dividindo-se o número de cliques pelo número de exibições do banner.

CLICK STREAM: Fluxo de cliques que determinam o caminho percorrido pelo usuário de internet ao clicar nos links de um ou mais sites ou peça publicitária. Ajuda a descobrir os hábitos de navegação do usuário.

CLIPPING: Pesquisa e classificação das notícias agrupados em conjuntos de recortes, assuntos e anúncios sobre assunto predeterminado.

CLOAKING: é uma das técnicas do SEO Black Hat, onde o conteúdo mostrado aos search engines é diferente do mostrado aos usuários, com o objetivo de melhorar o ranking do site em pesquisas orgânicas. Essa prática é passível de punição severa, chegando à exclusão do site dos resultados de pesquisa por tempo indeterminado.

CLOUD COMPUTING: ver COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CLUSTER: em informática significa um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Mas em Marketing Digital define grupos segmentados por critérios comportamentais utilizados para selecionar público-alvo.

CMS – Content Management System): É um Sistema de Gestão de Conteúdo que permite a administração, criação, edição, inserção e publicação de conteúdo de forma dinâmica e em tempo real. É um sistema amigável e não há necessidade de conhecimento tecnológico para utilização. Os CMS Open Source mais conhecidos são WordPress, Joomla e Drupal.

COBERTURA: Cobertura de público, é o total de pessoas atingidas pelo menos uma vez por veículo ou combinação de veículos de uma programação. Cobertura geográfica ou alcance é a distância máxima a que pode chegar a emissão ou distribuição de um meio ou veículo de comunicação.

CÓDIGO FONTE: são os arquivos codificados em linguagens de programação que geram sites ou softwares.

COMÉRCIO ELETRÔNICO: Sites de vendas pela internet

COMPRA COLETIVA: É um tipo de site que oferece produtos e serviços com descontos que podem chegar até a 90% do valor normal de mercado, proporcionando à empresa que vende um número maior de novos clientes em um curto período de tempo.

COMMODITY: Produto que não apresenta diferenciação, como: chapas de aço, produtos químicos, papel, milho, feijão, entre outros.

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: conceito de utilização de sistemas e ou infraestrutura tecnológica de forma compartilhada, de acordo com a necessidade do usuário e por meio da Internet. O armazenamento de dados e infraestrutura fica no provedor do serviços em nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

COMUNICAÇÃO DE MASSA: Refere-se à exposição simultânea, ou em curto período de tempo de audiência ampla, dispersa e heterogênea, a mensagens publicitárias e comerciais transmitidas por meios de comunicação.

COMMODITY: significa literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas. Inicialmente se referia a bens obtidos da terra, mas atualmente se refere a qualquer produto ou serviço cujas características entre os concorrentes se tornaram equivalentes a ponto de perder diferenciação perceptível.

CONVERSÃO: Uma meta que pode ser estabelecida para ser realizada pelo usuário nos ambientes digitais. Ela pode ser uma venda em um site, o preenchimento de um cadastro para receber um e-mail marketing, um “curtir” em uma fan page, etc.

CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO: o conteúdo on-line criado por usuários de sites e redes sociais, quer através de opiniões, blogging, podcasting ou postar comentários, fotos ou videoclipes.

CONTEXTUAL ADVERTISING OU PUBLICIDADE CONTEXTUAL é uma forma de Publicidade Online orientada para sites, baseando-se no seu conteúdo, keywords (palavras-chave) ou categoria. A maioria das Redes de Conteúdo ou Redes de Display recorrem à segmentação contextual para entregar os anúncios das campanhas contratadas.

CONVERGÊNCIA DE MÍDIA: É o fenômeno em que uma mensagem é transmitida através das várias plataformas de mídia, em que está relacionada com o conteúdo.

COOKIE: Um arquivo registrado no disco rígido do computador que identifica o usuário desse browser. Existem dois tipos de cookies, as persistentes e as sessões. As primeiras permanecem no computador do internauta até que este as apague ou expirem. As sessões são temporárias e apagam-se quando o browser se desliga.

CORE-BUSINESS: atividade principal de um negócio ou de uma área de negócios, geralmente definida em função da estratégia da empresa para o mercado.

CPA: Custo por Ação ou Aquisição: Custo pago para o meio de comunicação a cada conversão, ação ou aquisição que ocorra no site, desde que esta aquisição tenha como origem o meio de comunicação.

CPC: Custo por Clique: valor do clique nos sistemas de publicidade pay-per-click.

CPL: Custo por Leads: Custo de uma campanha baseado no número de potenciais interessados (leads ou tráfego gerados para um site). Normalmente é medido pelo número de pedidos de informações ou cadastros gerados pela campanha.

CPM: Custo por Mil impressões: Preço pago pelos anunciantes quando o seu banner é visualizado 1000 vezes.

CRAWLER: refere-se a um robô usado pelos mecanismos de buscas para encontrar e indexar páginas de um site. Os nomes dos crawlers das principais search engines são: Googlebot (Google). Slurp (Yahoo). MSNBot (MSN Live).

CRM: Customer Relationship Management: Gestão de relacionamento com o cliente,  é o conjunto de metodologias que tem como meta manter e melhorar os relacionamentos lucrativos e duráveis com os clientes de uma marca. Os softwares de CRM possuem ferramentas para armazenar e administrar os dados dos clientes.

CROSS-MEDIA: Utilização de diversos meios integrados para ampla divulgação e promoção de uma marca (Internet, TV, rádio, mídia impressa, etc), resultando em maior impacto e interatividade aos consumidores ou potenciais clientes.

CROSS SELING: ver VENDA CRUZADA

CROWDFUNDING: consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para os mais diversos tipos de projetos.

CROWDSOURCING: é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação.

CTR: ver CLICK THROUGH RATE.

CUPONS VIRTUAIS: Cupons promocionais apenas com existência online, para utilização exclusiva em lojas virtuais.

CURVA ABC: Curva de gráfico em que figura o custo total de compra de cada item adquirido pela empresa (obtido multiplicando as quantidades pelo custo unitário). Este gráfico é dividido em três faixas. A primeira, denominada A, inclui poucos itens, mas de maior peso nos gastos com sua aquisição; a terceira chamada C, envolve os mais numerosos, porém de menor peso nas despesas de compras; finalmente, em posição intermediária, está a B.

D

DATA BASE: Conjunto de arquivos com dados demográficos e psicográficos e estilo de vida dos consumidores.

DATA BASE MARKETING: Ações de Marketing desenvolvidas a partir do Banco de Dados de clientes. Aprofunda a captação e utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das informações.

DATA MINING:  Extração de informação de uma base de dados que permite a previsão através de análise estatística, para encontrar padrões e outras informações.

DEADLINE: Último prazo para entrega de um material ou serviço.

DEMANDA: Número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo.

DEMOGRAFIA: As características mensuráveis de um mercado ou de uma população em termos de número de pessoas, densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil, formação, ocupação, etc.

DESKTOP: pode significar tanto os computadores de mesa, que possuem gabinetes, teclado, mouse e monitor; quanto a área de trabalho do sistema operacional do computador, ou seja a interface gráfica padrão com a qual o usuário interage.

DESVIO PADRÃO: Unidade estatística da medida da dispersão em torno da média aritmética de um conjunto de dados. Pontos situados a mais de três desvios da média são, usualmente, considerados pontos distantes.

DIFERENCIAL: Atributo de um serviço que diferencia uma empresa dos seus concorrentes, sob a ótica dos seus clientes-alvo.

DISPARO DOS EMAILS: Solução profissional para o envio de email em massa.

DISPOSITIVOS MÓVEIS: Aparelhos tecnológicos que são móveis, tais como celular, smartphones e tablets por exemplo.

DOMÍNIO: Sistema de endereçamento da internet constituída por uma sequência de nomes separados por pontos.

DOUBLE OPT-OUT: Ação em duas instâncias utilizada para confirmar o registro de uma pessoa numa base de dados para email.

DOWNLOAD: Processo de “baixar” ou transferir arquivos de um computador remoto para um computador pessoal através da Internet ou de uma rede particular.

DURAÇÃO DA VISITA: Métrica que afere o período de tempo que o usuário fica navegando em um site.

E

E- COMMERCE: ver COMÉRCIO ELETRÔNICO.

E-BUSINESS: Define a continua otimização das atividades de uma empresa utilizando as tecnologias digitais, tais como as comunicações digitais, o e-commerce e a pesquisa online.

E-MAIL: Abreviatura de electronic-mail, ou correio eletrônico. Serviço que proporciona a troca de informações on- line à distância.

E-MAIL MARKETING: É um e-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço, ou mesmo levar uma informação ao cliente.

EARLY ADOPTERS: Pessoa ou empresa que adota novas tecnologias muito cedo, no lançamento de um produto ou serviço, algumas vezes até antes do previsto, como no caso de softwares que disponibilizam versões beta para testes..

EFICÁCIA: Trata de fazer a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz. Razão pela qual se realiza uma ação com foco nos os resultados alcançados e os objetivos atingidos.

EFICIÊNCIA: Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

ERP – Enterprise Resource Planning: É o software de gestão utilizado para integrar todos os departamentos de uma empresa e consolidar dados de tal forma que estes se tornem informações para dar suporte às tomadas de decisão.

ENTIDADE: exclusivamente nos meios digitais se refere à qualquer indivíduo, profissional, marca, empresa, instituição, grupo, projeto, etc presente nas mídias digitais e sociais.

ESCALABILIDADE / ESCALÁVEL: Capacidade tecnológica de crescimento de um tipo de solução. Se uma plataforma for escalável, ela permite aumentar o número de usuários e manter a operação com a mesma agilidade e eficiência.

ESPAÇO AMOSTRAL: Conjunto de todos os resultados ou eventos possíveis de um experimento que não podem mais ser subdivididos.

ESTATÍSTICA: Conjunto de fatos numéricos respeitantes a um fato social. Conjunto de métodos para planejar experimentos, obter dados, organizar, resumir, apresentar, analisar, interpretar dados e tirar conclusões neles baseadas.

ESTRATÉGIA: Resultado de estudo analítico, que define a forma de se alcançar objetivos e/ou metas específicas, aplicando meios e recursos disponíveis, pelo máximo aproveitamento das condições favoráveis.

ÉTICA DE MARKETING: Padrões morais que orientam as decisões e as ações de marketing.

F

FACEBOOK: Plataforma de rede social de massa onde os usuários podem publicar textos, imagens e vídeos e interagir com seus contatos.

FAN-PAGE: É o perfil do Facebook para profissionais, empresas ou instituições.

FEED: é um arquivo gerado pelos blogs e sites, com suas últimas atualizações, enviado automaticamente aos usuários assinantes.

FEEDBACK – RETORNO: Retorno de pesquisa ou de informações formais e informais. São os mecanismos que a empresa utiliza para ouvir o cliente, suas reclamações, reivindicações ou elogios, como resposta a atitudes tomadas em sua organização.

FERRAMENTAS DE MENSURAÇÃO: Ferramentas utilizadas para medir os resultados, efetividade e eficácia dos canais e campanhas de marketing digital.

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: Fidelizar é tornar o consumidor fiel à marca.

FLASH: Software utilizado para a criação  animação e elementos interativos que são de rápido download. Está caindo em desuso por não ser amigável aos buscadores, nem suportado por alguns modelos de tablets.

FLOATING AD: Peça publicitária de rich media, normalmente criada em DHTML, que “flutua” em uma página do site por cima do conteúdo.

FLUXOGRAMA: Diagrama que apresenta o fluxo ou sequencia normal de um trabalho ou um processo, por meio de uma simbologia própria. Maneira gráfica de se visualizar as etapas de um processo.

FOLKSONOMIA: Maneira de indexar informações de modo informal e amigável. Este conceito surgiu e se caracterizou como um dos pontos fortes da web 2.0 que trouxe o poder de geração de conteúdo pelo usuário. A folksonomia é vista na prática quando os usuários atribuem tags e hashtages (#) aos seus conteúdos publicados.

FORÇA DE VENDAS: Vendedores ou representantes que contatam potenciais compradores com a finalidade de convencê-los a adquirir seus produtos ou serviços.

FREQÜENCIA: Número médio de vezes em que as pessoas no mercado-alvo são expostas a uma campanha publicitária durante dado período de tempo.

FTP – File Transfer Protocol: Protocolo de Transferência de Arquivos é uma forma de transferir arquivos pela internet.

G

GAME: É um jogo no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente uma televisão ou um monitor. O termo videogame, também, é amplamente utilizado, no Brasil, para se referir ao console onde os jogos são processados.

GATEWAY: Em tecnologia, é o software ou hardware que permite a comunicação entre redes de computadores que usam diferentes tipos de protocolos.

GEOLOCALIZAÇÃO: Localização geográfica de um elemento.

GEOREFERENCIAMENTO: Método que provê uma chave de índices que podem ser usados em conjunto com uma tabela, para determinação das coordenadas de um ponto.

GEOTARGETING: É uma forma de entregar anúncios específicos para a localização geográfica em que se encontra o usuário.

GERENCIAMENTO DE REPUTAÇÃO ONLINE: Reputation Management é a prática de identificar e responder ao conteúdo relativo a um tema, como uma marca ou um nome de uma pessoa. Para isso, conteúdo positivo é promovido ou recompensado de alguma forma, e o conteúdo negativo é “forçado” a perder posições nos resultados de busca.

GOOGLE: A empresa foi fundada Larry Page e Sergey Brin que criou o mecanismo de buscas e mais uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade na plataforma de Links Patrocinados AdWords.

GOOGLE ANALYTICS: É a ferramenta gratuita do Google utilizada para capturar as estatísticas de visitação em páginas digitais.

GOOGLE BOMB: É uma técnica quando muitos webmasters usam um determinado anchor text para a mesma página, alterando os resultados de pesquisa do Google para a procura pelo termo escolhido.

GOOGLE PLUS: É uma plataforma de rede social de massa que reúne diversos serviços do Google.

GPS – Sistema Global de Posicionamento: Sistema de satélites, utilizados em levantamentos geodésicos que transmitem sinais que podem ser decodificados por receptores especialmente projetados para determinar, com precisão, posições sobre a superfície da Terra.

GRP – GROSS RATING POINT: Um elemento de mensuração de mídia eletrônica que representa a soma das audiências brutas dos programas em que os comerciais foram veiculados.

H

HEAVY USER: Termo utilizado para designar os consumidores que utilizam produtos e serviços em um grau muito mais elevado do que a média de usuários.

HI-FI – HIGH FIDELITY: Alta fidelidade.

HIT: É o número de requisições de arquivos enviadas para o servidor. Cada vez que o servidor envia um arquivo para o browser, ele é gravado no servidor como um hit. Hits são gerados por cada elemento da página solicitada, incluindo gráficos, textos e itens interativos.

HOME PAGE: Nome dado à página principal de um site. O termo popularizou-se e foi confundido com site.

HOTSITE: Se diferencia de um site comum por ter um tempo determinado para ficar no ar, um conteúdo menor, um objetivo comercial ou promocional bem definido para divulgar produtos e serviços de uma marca.

HTML: Abreviação de Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de Texto. É uma linguagem utilizada para o desenvolvimento de sites na internet.

HTML5: Uma nova versão da linguagem HTML criada para atender às demandas mais recentes de conteúdos e tecnologias da internet.

HUB: um canal com links para muitos outros canais sobre o mesmo assunto.

IAB- Interactive Advertising Bureau: Associação de Mídia Interativa sediada nos Estados Unidos com bases afiliados em muitos países pelo mundo, dita os padrões no mercado internacional.

I

ID: Sigla para Identity, que significa identidade, em português.

IDENTIDADE VISUAL: Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo, tipografia, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc

IMAGEM CORPORATIVA: Conjunto de percepções em relação a uma Marca, tanto junto a seus consumidores como ao mercado como um todo.

IMPRESSÃO: A métrica utilizada para medir  as visualizações de uma página web, um banner ou outro elemento publicitário

IN HOUSE: Infraestrutura onde todo o sistema operacional é instalado dentro da empresa, tanto os hardwares quanto softwares envolvidos na solução.

INDEXAR: é o processo de adição de conteúdo encontrado na Internet em forma de texto, imagem, som, vídeo, etc. no banco de dados das ferramentas de busca.

INDICADOR DE PERFORMANCE: São instrumentos elaborados e usados para valorar o cumprimento dos objetivos e metas. São as variáveis dependentes do modelo experimental, usadas para quantificar o resultado das ações. São critérios explícitos de medida,que permitem estabelecer conclusões objetivas sobre aspectos particulares dos programas.

INFORME PUBLICITÁRIO: Mensagem publicitária em mídia impressa ou eletrônica sem as características habituais de um anúncio ou comercial, geralmente imitando o estilo editorial do veículo em que está sendo publicado.

INSIGHT: Expressão usada quando se faz uma descoberta no momento em que se está criando algum texto ou anúncio.

INSTANT MESSENGER: Aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens de texto em tempo real entre computadores de duas ou mais pessoas. Alguns dos programas de mensagem instantânea também permitem o envio de arquivos e conversas com áudio e vídeo.

INTANGÍVEL: Bem em que não pode ser tocar, impalpável, intocável.

INTERATIVIDADE: uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.

INTERFACE: Um ponto de comunicação entre sistemas diferentes, ou entre um computador e outro tipo de equipamento (impressora, scanner, etc.) ou entre um computador e uma pessoa. O design dos sites são a interface gráfica entre o usuário e os recursos do site.

INTERNET: Conjunto de redes de computadores interligados mundialmente pelo protocolo de comunicação digital TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados atrvés de e-Mail, redes ponto a ponto, instant messengers, aplicativos para celulares e a world-wide-web, onde ficam os websites propriamente ditos.

INTERRUPTIVE MARKETING: Publicidade online que aparece sobre o conteúdo dos sites.

INTERSTITIAL, INTERPAGE: Mensagem comercial que aparece temporariamente após um clique, antes que o usuário seja remetido a página desejada. Um interstitial nada mais é que outra página que foi automaticamente carregada sem que o usuário tenha controle sobre ela.

INTRANET: Rede de comunicação interna de uma empresa, via Internet, democratizando o conhecimento. Funciona como ferramenta de integração da organização, reforçando a infraestrutura de comunicação.

ISP: Internet Service Provider, empresa que fornece ligação para acesso à internet.

IP: Internet Protocol é um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet. O termo IP também é muito utilizado para referenciar o endereço IP, que é um número único que cada conexão de Internet possui. Exemplo: 200.152.147.56.

IPTV: Internet Protocol TV é o uso de uma conexão de banda larga para transmitir televisão digital através da Internet para subscritores.

JAVA: Linguagem de programação criada pela Sun Microsystems, especialmente para o desenvolvimento de programas interativos nas páginas web. A particularidade dos programas Java reside no fato de que funcionam independentemente do sistema operativo.

JAVASCRIPT: É uma linguagem de programação interpretada e orientada a objetos, originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

K

KEYWORDS: mesmo em PALAVRA-CHAVE.

KPI: ver INDICADOR DE PERFORMANCE.

L

LANDING PAGE: mesmo que Página de Pouso é a página para onde o usuário é direcionado, depois de clicar em um anúncio ou resultado de busca. A Landing Page normalmente é orientada a uma conversão bem específica.

LATÊNCIA: Tempo que uma unidade de informação leva para percorrer um dado meio de comunicação. Na prática, tempo que uma peça publicitária leva para aparecer em uma página, após ser solicitada ao servidor.

LEI DE MOORE: Denominada segundo Gordon Moore, executivo principal da Intel, que observou que, a cada ano e meio, dobra a quantidade de transistores contidos em uma única polegada quadrada de silício.

LIKE BUTTON: ver BOTÃO CURTIR.

LINK: Abreviação de Hiperlink. Palavras, expressões ou imagens que servem como ligação direta para outra página (no mesmo ou em outro site) ou outra parte da mesma página. A estrutura da Internet é formada de links, por isso a metáfora com rede.

LINK BAITING: Isca para links é a prática de criar conteúdo com títulos chamativos  visando atrair a atenção dos usuários e incentivá-los a divulgar esses artigos em seus sites, fóruns e redes sociais.

LINK BUILDING: Técnica de SEO, que tem como objetivo a criação de links para a página que esta sendo otimizada. Na tradução literal para o português, significa Construção de Links.

LINK FARM: Criação de um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site com o intuito de manipular o posicionamento de um site para o termo usado no texto âncora nos resultados de busca. É uma técnica black hat, portanto é punida pelos mecanismos de buscas.

LINKS INTERNOS: Estes são os links dentro de um site que apontam para outras páginas do próprio site.

LINK PATROCINADO: Anúncio publicitário em formato de texto com título, descrição do produto ou serviço e um link para o site do anunciante, o qual só paga quando o usuário clica no anúncio.

LINK QUEBRADO: Link ou botão de uma página que, quando clicado, gera um erro ou a página de destino não é encontrada.

LOGIN: Define o processo através do qual o acesso a um sistema informático é controlado através da identificação e autenticação do usuário através de credenciais fornecidas por ele mesmo. Essas credenciais são normalmente constituídas por um nome de usuário e uma senha.

LOGOTIPO: Forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica e símbolos.

LOJA VIRTUAL: ver COMÉRCIO ELETRÔNICO.

LONG TAIL: ver CAUDA LONGA.

M

M-COMMERCE: Comércio eletrônico através de dispositivos móveis de acesso à internet.

MAILING LIST: Lista de assinantes para envio de correio eletrônico.

MARKETING: Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.

MARKETING DE PERMISSÃO OU PERMISSION MARKETING: É o princípio fundamental do e-mail marketing e orienta todo tipo de relacionamento personalizado. Nele, o usuário manifesta expressamente seu desejo de receber uma mensagem publicitária (Opt-in), especificando com que frequência, de que maneira e de qual assunto ele quer ser informado.

MARKETING DE RELACIONAMENTO: Permitir que empresas mantenham relacionamento estreito com seus clientes e com isso consigam a lealdade dos mesmos.

MARKETING DIGITAL: são ações e campanhas de marketing utilizando os meios digitais ou em dispositivos móveis.

MARKETING DIRETO: Qualquer tipo de comunicação dirigida a consumidores ou empresas, criada para gerar uma resposta em forma de encomenda (direct order), um pedido de mais informações (lead) e/ou uma visita a uma loja ou outro espaço específico destinado à venda de produtos ou serviços (geração de tráfico).

MARKETING EM MASSA: Abordagem de marketing que visa atingir todos os consumidores de maneira única.

MARKETING ONE-TO-ONE: Relacionamento entre uma empresa e os consumidores individualmente.

MARKETING VIRAL: Equivalente online do Word of mouth, ocorre quando um determinado conteúdo é retransmitido através das redes sociais para muitas pessoas e em um intervalo de tempo muito curto.

MASHUPS: são serviços criados pela combinação de dois aplicativos diferentes para a internet. Por exemplo, um site de mapas online junto com um serviço de anúncios de imóveis, mostrando a localização das casas que estão à venda.

MASS MEDIA: ver MÍDIA DE MASSA.

MECANISMO DE BUSCA: Sites utilizados para localizar informações, produtos, serviços e quase tudo o que está publicado na Internet. Exemplo: Google, Yahoo, Bing, etc.

MÉDIA: Em Estatística é o valor que, em uma distribuição, se determina segundo uma regra preestabelecida e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição.

MELHORES PRÁTICAS: Modo de agir e fazer que contribui para um desempenho superior e resultados mais assertivos.

MENSURAÇÃO: Análise dos números de forma que possa ser medido os resultados obtidos em uma campanha.

MERCHANDISING: Recurso de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais para reforçar mensagens publicitárias ou em substituição à propaganda.

META: Um objetivo “almejado” que pode ser mensurado e claramente definido. Pode ser o atingimento de um novo nível de desempenho ou a conclusão de uma atividade específica.

META TAGS: são informações não visíveis ao visitante do site que ficam dentro do código HTML e que apresentam descrições qualitativas sobre o próprio documento onde estão inseidas.

METODOLOGIA: Sistema que regula, integra e associa,previamente, uma série de normas, padrões, medidas e procedimentos, que se devem realizar de forma sequencial para se atingir um determinado tipo de resultado.

MÉTRICAS: Referem-se às fórmulas ou métodos de cálculo utilizados para quantificar os indicadores de desempenho e permitir as comparações com as informações pertinentes

MICROAMBIENTE: Forças próximas a empresa, que afetam sua habilidade de servir a seus consumidores, a empresa, os canais de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e os públicos.

MÍDIA: São as categorias dos meios de comunicação e propaganda

MÍDIA DIGITAL: conjunto de veículos e aparelhos de comunicação que utilizam o meio on-line para veicular informações e propagandas.

MÍDIA DISPLAY: Um grupo de sites, blogs e portais de conteúdo que têm uma parceria com empresas que exibem anúncios (de texto ou gráficos) dentro de sites, blogs e portais.

MÍDIA ELETRÔNICA: Meios de comunicação e propaganda de massa de elevada penetração e cobertura geográfica que se utilizam de veículos eletrônicos comorádio, cinema e TV.

MÍDIA IMPRESSA: Meios de comunicação e propaganda de massa que utilizam veículos impressos como mala direta, jornais e revistas.

MÍDIA DE MASSA: Veículos para disseminação de mensagens ou grande número de pessoas.

MÍDIA SOCIAL: Se referem aos meios de interação entre pessoas pelos quais elas criam, compartilham, trocam e comentam conteúdos em comunidades e redes virtuais através da internet ou de dispositivos móveis.

MÍDIAS VERTICAIS: São mídias segmentadas e de nichos de mercado. Podem ser as seções específicas (como esporte, moda e acessórios, tecnologia, etc.) dentro dos portais de notícias ou sites/blogs exclusivos sobre um tema.

MIGALHAS DE PÃO: é o caminho que fica, geralmente, na parte superior da página, informando onde o usuário está e qual o caminho que ele percorreu para chegar até ali.

MINISITE: Um sub-site com publicidade normalmente enquadrado dentro de um site principal. O usuário permanece no site principal, mas tem acesso a mais informações do anunciante.

MIX DE MARKETING: Conjunto de decisões coerentes (voltadas para o preço, o produto, a combinação e a distribuição) por meio das quais a empresa pretende atingir o segmento de consumidores escolhido como objetivo.

MOBILE: termo em inglês que se refere aos dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets.

MOTOR DE BUSCA: ver MECANISMO DE BUSCA.

N

NAVEGADOR: Software para “navegar” na Web que possibilita a visualização de textos, imagens, gráficos e sons de maneira aleatória ou sistêmica. Os mais conhecidos e utilizados são o Chrome, Firefox, Safarim Opera e Internet Explorer.

NEWSLETTER: Mensagem de e-mail enviada para um conjunto de usuários com o mesmo perfil, com o intuito de divulgar informações sobre a entidade emissora. Normalmente são solicitadas pelo próprio usuário através de subscrições e contam com sua permissão para o recebimento

NICHOS DE MERCADO: Grupo definido de indivíduos, menor que o segmento de mercado, cujos participantes podem estar à procura de uma especial combinação de benefícios.

NOFOLLOW: é um atributo do HTML vinculado a um link. É o Nofollow que sinaliza para os robôs dos mecanismos de buscas que aquele link não passa nenhuma autoridade ao outro site. O Nofollow é muito utilizado em links de comentários.

O

OFFPAGE: Refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias de SEO voltado a ações realizadas fora da página HTML.

ONPAGE: Refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias de SEO voltado a solucionar questões de relação direta com a página (conteúdo, meta tags, títulos, arquitetura, código fonte e outros).

ON-DEMAND: a tradução literal é “por demanda”. Diz respeitos ao conteúdo que pode ser consumido quando, onde e como o público desejar. Normalmente se refere a vídeos, mas pode ser também aplicado  diversos tipos de conteúdos.

OPEN SOURCE: São plataformas com código aberto que pode ser editado por outros desenvolvedores, possibilitando melhorias no próprio código ou criando extensões e plugins para a plataforma..

OPT-IN: Corresponde ao conjunto de regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só são enviadas para aqueles que expressem, prévia e explicitamente, o seu consentimento. Do ponto de vista do usuário é a opção de cadastro em uma lista de email marketing para receber mensagens de uma empresa.

OPT-OUT: Recurso que disponibiliza aos destinatários de e-mail marketing e newsletters a possibilidade de descadastramento da lista.

ORKUT: primeira rede social do Google, atualmente em desuso.

OUTSOURCING: sinônimo de terceirização, é a prática empresarial de excluir determinadas atividade-meio dos colaboradores internos e contratar empresas ou colaboradores autônomos para realizá-las, visando aumento da qualidade nestas atividades.

OVERTURE: Antigo nome do programa de links patrocinados do Yahoo. Foi renomeado em 2005 para Yahoo Search Marketing.

P

P.D.V.: Ponto de vendas de produtos ao consumidor final.

PAGEVIEW: É a requisição de um arquivo definido como página na análise de logs. Representa a quantidade de vezes que uma página de um site foi exibida completamente.

PAGERANK: Medidor do Google que usa a popularidade do site para classifica-lo. A pontuação é feita de 0 a 10 e conta no ranking do site para as buscas.

PAGERANK INTERNO: este é o PageRank usado de fato, e em tempo real, como fator de influência de posicionamento de sites em resultados de busca. O PageRank Interno é conhecido pelo Google somente e é diferente do PageRank divulgado na Toolbar do Google, que tem bem pouca importância.

PÁGINA DE ENTRADA: São as primeiras páginas que o usuário acessa ao entrar em um site, não sendo necessariamente a página inicial (homepage). O relatório ajuda a identificar quais são estas páginas para que se possa fazer o melhor uso delas.

PÁGINA DE SAÍDA: É a última página que o usuário acessou antes de sair do site. Avaliar páginas de saída pode ser importante para, eventualmente, entender se este comportamento acontece porque algum tipo de informação ou conteúdo não foi encontrado.

PÁGINAS DE REFERÊNCIA: São sites em que o usuário estava imediatamente antes de acessar o site. As ferramentas de métricas registram estes sites por meio do clique que direcionou o internauta. Quando o internauta digita um novo endereço no site ou abre uma nova janela, a referência aparece como “acesso direto”.

PALAVRA-CHAVE: Expressão muito utilizada nas campanhas de links patrocinados e otimização de sites (SEO) para designar o termo que é pesquisado pelo usuário. Uma palavra-chave não precisa necessariamente ter apenas uma palavra em seu conteúdo, podendo ser um termo com várias palavras.

PASSWORD: ver SENHA.

PAY PER CLICK: pague por clique, é um sistema de publicidade onde o anunciante paga pelo anúncio a cada vez que ele é clicado.

PAY-PER-VIEW: Sistema de audiência de televisão no qual o telespectador paga uma taxa adicional para ter acesso a determinada programação exclusiva.

PDCA: Ferramenta da qualidade cuja abreviatura corresponde à sequencia de palavras em inglês (Plan, Do, Check, Act), que representam a metodologia estruturada para formular e implementar ações de qualquer tipo.

PEÇA: é cada um dos elementos produzidos para uma campanha marketing ou promoção de vendas. Alguns exemplos de peças são anúncios, banners, folder, display, newsletter, hotsites, entre outros.

PENETRAÇÃO: Termo utilizado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região geográfica.

PENETRAÇÃO NO MERCADO: Estratégia de crescimento que visa ampliar a participação de produtos ou serviços no mercado ou segmento de atuação.

PESQUISA DE MERCADO: Levantamento de registro, análise ou coleta de informações a respeito de atitudes , bens, características ,comportamentos, hábitos, motivações, necessidades, opiniões ou sentimentos de indivíduos, grupos, órgãos ou instituições; usadas para identificar e definir problemas de marketing; melhorar a avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho de marketing e melhorar a compreensão do processo de marketing.

PESQUISA ORGÂNICA: ou Pesquisa Natural, se refere à área das páginas de resultados de buscas que apresenta os resultados classificados de acordo com os critérios do mecanismo, e não mediante pagamento.

PESQUISA PAGA: é a parte do resultado de busca que é exibida conforme a compra de palavras-chaves por anunciantes.

PERMISSION MARKETING: VER MARKETING DE PERMISSÃO.

PLANEJAMENTO DIGITAL: é um planejamento feito especificamente para o mercado digital.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Processo Gerencial de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos, experiências e recursos da organização e as oportunidades do mercado. Baseia- se no desenvolvimento de uma missão da empresa, objetivos de apoio, um portfólio de negócios bem estruturado e estratégias funcionais coordenadas

PLANO DE AÇÃO: Documento que estabelece as práticas, os recursos, os métodos, os responsáveis, a prioridade e a sequência das atividades operacionais da organização, em função do desenvolvimento dos módulos, itens e diretrizes do planejamento da qualidade, integrados ao planejamento do negócio.

PLUG-IN: é um pequeno programa ou trecho de código que adiciona alguma funcionalidade especifica a um site ou programa ou plataforma de desenvolvimento.

PODCASTING é a preparação e distribuição de arquivos de áudio  para seu download em aparelhos de multimídia ou música digital.

POLÍTICA DE PREÇOS: metodologias e critérios utilizados para a definição de preços de produtos ou serviços.

PONTO DE EQUILÍBRIO: Break-even Point (BEP) é utilizada em Economia e Finanças para indicar o Ponto de Equilíbrio entre as despesas e receitas de uma empresa. Quando os cálculos indicam que empresa atingiu o ponto de equilíbrio isso significa que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, ou seja, a empresa não teve lucro nem prejuízo. Acima desse ponto, os resultados da empresa serão positivos e indicam lucro, pois todas as despesas são pagas e ainda sobra receita. Por outro lado, se as contas da empresa indicam valores abaixo do ponto de equilíbrio significa que a receita obtida não foi suficiente para pagar custos e despesas, então há prejuízo.

POP-UP: São mensagens publicitárias exibidas em janelas secundárias que se abrem sobrepondo a tela principal do navegador. Muito utilizadas para promoção ou recados rápidos.

PORTAL: é um site da internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou sub-domínio da empresa gestora do portal.

PORTAL VERTICAL: é um Portal especializado em um assunto segmentado, porém explorando aquele assunto ao máximo e se aprofundando bastante no mesmo.

PORTFOLIO: Coleção de todos os trabalhos concluídos ou em andamento na organização, relacionados com o alcance dos objetivos do negócio.

POSICIONAMENTO: Estratégia de marketing que se concentra em criar a percepção que o cliente tem, ou se quer que ele tenha, de uma determinada marca, empresa, produto ou serviço frente aos concorrentes.

PPV:  cer PAY-PER-VIEW.

PRESS-RELEASE: Documento divulgado pela assessoria de imprensa para informar ou responder aos veículos de comunicação sobre alguma notícia ou fato, positivo ou não. São muito usados para  anunciar lançamentos ou novidades onde a assessoria quer que virem  notícia.

PROSPECÇÃO: Etapa do processo de venda na qual o vendedor identifica o consumir potencial qualificado.

PROSPECTS: Não consumidores de um determinado produto ou serviço, mas que demonstram interesse e condições de compra, portanto possuem potencial pata tornar-se consumidor, se devidamente motivado. Também chamado de cliente potencial.

POST: Mensagem enviada para uma comunidade virtual, blog, grupo de discussão, lista de correio ou fórum de discussão.

PHP: Acrônimo recursivo para HyperText Preprocessor. É uma linguagem de programação, muito utilizada para criação de sistemas, sites e blogs na Internet.

PROGRAMA DE AFILIADOS: ver REDE DE AFILIADOS.

PSICOGRÁFICA: Característica que denota o estilo de vida ou atitude do consumidor. Imprescindível considerar na construção de banco de dados, pelo alto grau de precisão que oferece na definição de perfis do consumidor. É fundamental em estudos de segmentação.

PUBLICIDADE: Toda divulgação de produtos, serviços, marcas ou empresas na qual não esteja caracterizado a existência de patrocínio.

PUBLICIDADE CONTEXTUAL: A publicidade que é segmentado ao conteúdo da página web a qual está sendo visualizado no momento específico.

PÚBLICO ALVO: Perfil de consumidor ou prospects que se deseja atingir com uma campanha e ações de comunicação ou marketing.

PULL: Estratégia publicitária mediante a qual é o público-alvo que decide que tipo de mensagens publicitárias quer receber.

PUSH: Estratégia publicitária mediante a qual o anunciante decide que tipo de mensagens publicitárias o público-alvo irá receber, sem que este último tenha qualquer opção de escolha.

R

RÁDIO: Veículo de mídia eletrônica que transmite a programação (músicas, informativos, humorísticos, religiosos e publicidade) através de ondas radiofônicas.

RECALL: Lembrança, recordação no sentido do que é lembrado na propaganda, intensidade de lembrança.

REDE DE AFILIADOS: Afiliados é um acordo para oferta de produtos e serviços onde existe uma remuneração como recompensa pela publicidade ofertada em sites, blogs, classifica- dos, redes sociais ou pessoalmente através de Networking.

REDE SOCIAL: Na internet significa plataformas e ambientes de relacionamento

REDIRECIONAMENTO 301: Redirecionamento automático de uma página digital para um novo endereço, preservando sua autoridade perante os mecanismos de buscs.

RELAÇÕES PÚBLICAS: Atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a marketing.

RELEASE: ver PRESS-RELEASE.

RESPONSIVO: Termo utilizado para classificar as páginas digitais que são construídas para se adaptar ao tamanho das telas onde podem ser visualizadas.

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (Return on Investment – ROI): Mensuração comum da eficiência administrativa da empresa, segundo a proporção do lucro líquido em relação ao investimento.

RETWEET: é o ato de retransmitir um tweet ou compartilhar uma informação que foi enviada originalmente por outra pessoa no Twitter.

REVISTA: Veículo de mídia impressa, periódico, onde se veiculam notícias, artigos e reportagens sobre os mais diversos assuntos.

RICH MEDIA: Designa todas as peças na Internet que é enriquecida com recursos de multimídia e que permitem maior interação com o usuário, inclusive possibilitando que ele navegue, preencha cadastros, jogue, etc, na própria peça publicitária.

ROBOTS.TXT: é um arquivo de texto, localizado na raiz do diretório do site e pode conter informações úteis para gerir a maneira como os spiders indexam seu conteúdo.

ROI: ver RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

RSS: Really Simple Syndication, formato XML criado para partilhar títulos de notícias e outros conteúdos. Esta tecnologia permite aos utilizadores receberem as notícias relacionadas com os temas de seu interesse, sem terem que consultar cada uma das fontes para as procurarem, recebendo-as diretamente no seu ambiente de trabalho.

S

SAAS: Software as a Service, conceito onde os softwares deixam de ser vendidos e instalados no cliente e passam a ser disponibilizados em nuvem e pagos por tempo de utilização. Ficam fisicamente instalados no provedor de serviços e o usuário apenas o utiliza pelo período de tempo que precisa.

SALES FORCE: ver FORÇA DE VENDAS.

SANDBOX: Em informática é o sinônimo de área de testes.

SEARCH ENGINE: ver MECANISMOS DE BUSCAS.

SEARCH ENGINE MARKETING – SEM: Estratégias e ações de marketing orientado aos mecanismos de busca com o objetivo de melhorar o posicionamento de páginas digitais nos resultados de busca.

SEARCH ENGINE OPTIMIZATION – SEO: Conjunto de estratégias de otimização de páginas e sites para que estes fiquem bem posicionados nos resultados de buscas.

SEGMENTAÇÃO: Técnica de subdividir e classificar o mercado em subconjuntos distintos de clientes, localização geográfica ou perfis de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.

SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA: Divisão de mercado onde se leva em consideração as variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e nacionalidade.

SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA: Esforço em dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, tais como países, estados, regiões, municípios, distritos e bairros.

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA: Divisão de mercado onde se leva em conta classes sociais, estilo de vida, e características de personalidade.

SELO DE SEGURANÇA: Trata-se de uma certificação emitida por entidades credenciadas e reconhecidas, que garante mais credibilidade ao comércio eletrônico.

SEM: ver SEARCH ENGINE MARKETING.

SEO: ver SEARCH ENGINE OPTIMIZATION.

SERP – SEARCH ENGINE RESULTS PAGE: Página de resultados de busca.

SINERGIA. Efeitos conjuntos ou interações entre as partes de qualquer sistema. A sinergia positiva ocorre quando as partes componentes de um sistema resultam no acréscimo de eficiência ou eficácia ou de ambas. A sinergia negativa resulta em decisões menos eficazes e/ou eficientes.

SITE: Denominação de um endereço de internet que agrega um conjunto de páginas digitais sobre determinado assunto.

SITE DE BUSCA: ver MECANISMOS DE BUSCA..

SITES DE REFERÊNCIA: Em WebAnalytics demonstra a página que o usuário estava antes de acessar o site analisado.

SITELINKS: são conjuntos de links (8, no máximo) que podem aparecer junto ao primeiro resultado de uma busca no Google. Quais links aparecem, quais sites têm sitelinks e para quais termos de busca eles aparecem, são determinações algorítmicas edfinidas pelo mecanismo de busca.

SITEMAP: é um arquivo com uma lista de links de onde se pode alcançar todas as páginas de um site, ou pelo menos as mais importantes. Existem 2 tipos de Sitemap: HTML (para visitantes navegarem) e XML (para os mecanismos de buscas receberem a lista de URLs de um site).

SKYSCRAPER: Formato simples posicionado no canto direito da página. A dimensão básica é de 120X600 pixels, de acordo com os padrões e guidelines da IAB USA.

SLOTTING FEES: O anunciante paga um fee para assegurar uma posição determinada ou a exclusividade na categoria de produto ou serviço, muito utilizado no mercado de leilões e de e-commerce.

SMARTPHONE: Aparelhos de telefone celular com acesso à internet e funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais (Aplicativos), com diversas utilidades.

SMTP: Simple Mail Transfer Protocol. Protocolo que se utiliza para o envio de mensagens de correio eletrônico em computadores.

SOCIAL NETWORKING: Forma de expandir os contactos sociais e profissionais realizando conexões através de outras pessoas.

SOFTWARE: Um programa de computador composto por uma sequência de instruções interpretada e executada por um processador ou máquina virtual.

SOFTWARES DE SEGURANÇA: A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. No caso os Softwares de Segurança, são os programas que possuem o papel de desempenhar estas funções através de uma programação.

SPAM: Mensagem de e-mail que é enviada em massa e não foi solicitada pelo destinatário.

SPAMAD PAGE: é uma página feita para Ads (MFA), mas totalmente sobrecarregada de spam. Não contém conteúdo de compreensão lógica, tem apenas algum rascunho de conteúdo, na esperança de rankear bem para algum termo e todos os visitantes clicarem nos ads javascript.

SENHA: Palavra ou código secreto previamente convencionado entre as partes como forma de reconhecimento. Em sistemas de computação, senhas são amplamente utilizadas para autenticar usuários e conceder-lhes privilégios ou permitir-lhes o acesso a informações personalizadas armazenadas no sistema.

SPIDER: Também denominado robot, programa desenvolvido pelos mecanismos de busca, que viaja na internet automaticamente, normalmente para indexar conteúdos de sites, registrando toda a informação relevante em suas bases de dados.

SSL: Secure Sockets Layer, técnica de encriptação utilizada para ocultar e proteger informações trafegadas em sites, tais como números de cartões de crédito.

SPONSORSHIP: Anunciante ou patrocinador.

STAKEHOLDER: termo utilizado nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas e influentes.

STREAMING: Tipo de transmissão de áudio ou vídeo que executa e  realiza o download ao mesmo tempo. O usuário não precisa esperar para o conjunto arquivo para baixar antes de começar a jogar.

SUPERSTITIAL: Tipo de peça publicitária de rich-media que, antes de ser exibida, é baixada na memória do computador do usuário através de uma tecnologia que não compromete a navegação. O resultado é uma comunicação muito próxima ao formato de um comercial de televisão.

SUSPECTS: Pessoas ou empresas que podem se enquadrar no perfil ideal de cliente potencial que se quer conquistar.

SWOT: Análise feita durante a fase de planejamento do planejamento estratégico de marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado.

T

TABLET: Dispositivo móvel em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.

TAG: Em linguagem HTML é um comando inserido no texto de um arquivo que descreve a estrutura lógica do documento e determina como o arquivo irá ser exibido no browser. Pode ser feito tag por seções ou como o todo dentro de um determinado site.

TAGGING: Ação de criar tags (palavras-chave) para classificar um conteúdo ou elemento digital de acordo com critérios pessoas (Folksonomia).

TARGETING: Segmentação por comportamento com o objetivo de entregar uma campanha de marketing mais focada em suas necessidades e desejos.

TAXA DE ABANDONO: Porcentagem de situações iniciadas e que não foram concluídas durante uma visita. Conceito muito utilizado em processos de compra em um site de comércio eletrônico, onde a taxa de abandono é medida no Carrinho de Compras.

TAXA DE CLIQUES: Quantidade de cliques que um anúncio, banner ou campanha recebeu durante um determinado período de veiculação.

TAXA DE CONVERSÃO: Medida de sucesso de uma campanha on-line, mais precisamente a conclusão de uma meta. O que define uma ’conversão depende do objetivo de marketing.

TAXA DE REJEIÇÃO: Porcentagem de visitantes que entram em uma pagina do site e saem em um curto intervalo de tempo (entre 5 a 10 segundos), sem ler o conteúdo do site.

TAXONOMIA: Disciplina acadêmica que define os grupos de organismos biológicos, com base em características comuns e dá nomes a esses grupos.

TEASER: em campanhas de marketing e publicidade significa uma ação inicial que não apresenta objetivamente o produto ou serviço, apenas cria um suspense sobre o que será lançado.

TELEVISÃO ou TV: Veículo de mídia eletrônica que transmite a programação de entretenimento, educacional, jornalismo e publicidade.

TESTE A/B: Metodologia de teste que utiliza duas ou mais variações de algum item em uma página digital.

TEXTO ÂNCORA: é o texto visível em um hyperlink. É considerado como altamente relevante para os algoritmos dos mecanismos de busca, porque o texto que faz referência ao link normalmente é relevante à página de destino.

TI: Tecnologia da informação.

TICKET MÉDIO: Valor médio de um conjunto de compras ao longo de um período ou por um determinado cliente.

TIME SPENDING: ver DURAÇÃO DA VISITA

TOUCH SCREEN: Tela sensível ao toque. Tecnologia sensível à pressão dos dedos ou de uma caneta de feltro que dispensa necessidade de teclados.

TRANSMÍDIA: Tipo de comunicação que trafega em diferentes meios, canais e dispositivos, respeitando e se adaptando às características de cada um.

TRUST (Confiança): é o conceito sobre a importância que um site tem dentro da Internet de tal forma que implica que seu conteúdo é de confiança e é seguro listá-lo como fonte de conteúdo de qualidade entre os resultados de uma pesquisa.

TURNOVER: rotatividade em função de demissões de funcionários.

TWEET: envio de uma mensagem no microblog Twitter com até 140 caracteres.

TWITTER: um microblog, onde os usuários podem escrever mensagens de até 140 caracteres.

U

UMTS: Universal Mobile Telecommunications System, terceira geração de comunicações móveis que vai substituir o GSM, permitindo a distribuição de informação em banda larga.

UNIQUE VISITOR: ver VISITANTE ÚNICO.

UPLOAD: Processo de “subir” ou transferir arquivos de um computador local para um computador remoto através da Internet ou de uma rede particular.

URL – Uniform Resource Locator: Localizador que permite identificar e acessar um serviço na web. Uma URL consiste geralmente em quatro partes: protocolo, servidor (ou domínio), caminho e nome do arquivo, embora às vezes não haja um caminho ou nome de arquivo. Na prática, é o endereço de um site na Intenet.

USABILIDADE: Conceito utilizado para verificar se um site ou uma página de Internet é facilmente navegado pelo usuário. A usabilidade envolve diversos fatores como: cor da tela, posicionamento dos botões, facilidade na localização dos recursos, etc.

USUÁRIO: Aquele que utiliza os serviços de um site, anonimamente ou registrado através de um login e senha.

V

VALOR: É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida. As organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.

VALOR PERCEBIDO: Avaliação sumária de um produto pelo cliente, levando em consideração os benefícios e o preço. O valor total percebido é igual a benefícios percebidos mais o preço percebido. Quando o preço percebido é menor do que o benefício percebido, o valor total percebido é positivo e os clientes sentem que “fizeram um bom negocio”. De modo oposto, quando o preço percebido excede o benefício percebido, os clientes concluem que o produto não tem um bom valor e que foram “explorados”.

VALOR REAL: Determinação do valor atual de um cliente com base na receita atual esperada.

VANTAGEM COMPETITIVA: Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.

VEÍCULO: Em publicidade é o canal de mídia impressa, eletrônica ou digital que publica notícias e propagandas comerciais

VENDA CRUZADA: Ato de oferecer produtos complementares e/ou agregados àqueles que o consumidor adquiriu ou possui. Ação sistemática e automática em operações de data-base marketing.

VIMEO: é uma mídia social para publicação e compartilhamento de vídeos.

VISITA: Uma visita constitui o conjunto de atividades de um indivíduo específico num site na web. É o agrupamento dos Page Views e Hits que um determinado navegador realizou, sequencialmente, em um determinado intervalo de tempo. Geralmente, conta-se como uma nova visita caso haja inatividade por mais de 30 minutos.

VISITANTE ÚNICO: Pessoa com um único endereço IP que entra no site. Se ela voltar a acessar o site em um período de tempo pré-determinado, essa nova visita não será contada. O problema técnico deste índice é quando diversas pessoas acessam o site por meio de um servidor proxy, bastante comum em empresas, quando apenas um visitante é computado.

VOIP: acrônimo de Voz sobre IP, é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

W

W3C: Consiste em um consórcio internacional fundado por Tim Berners-Lee em 1994, que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a web.

WEB: Abraviatura de World-Wide-Web. É parte da internet que suporta a interface gráfico de usuário que permite a navegação em hipertexto com um browser. Em resumo é onde ficam os sites, blogs plataformas de redes sociais e todos os tipos de páginas digitais que podem ser visitadas utilizando um bavegador.

WEB 2.0: Termo um tanto controverso utilizado para referir-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nessa nova plataforma. As principais características desta geração da web são o conteúdo gerado pelo usuário, a folksonomia,  internet como plataforma de serviços (SaaS) e o conceito de beta perpétuo.

WEBANALYTICS: é o monitoramento e reporte do uso dos web sites para que as empresas possam ter um melhor entendimento das complexas interações entre as ações dos visitantes e as ofertas que o site possui, assim como prover informações para aumentar a lealdade dos clientes e as vendas.

WEBSITE: ver SITE.

WEB DESIGNER: profissional responsável pela criação de sites para web.

WEBCRAWLER: ver CRAWLER

WEB STATS: são estatísticas sobre o site obtidas pelos Logs de Servidor que permitem analisar informações sobre o número de visitantes únicos, pageviews’s, etc.

WHITE HAT SEO: são as técnicas de Search Engine Optimization aprovadas pelos motores de busca.

WIKI: Tipo de site colaborativo que permite que os próprios visitantes facilmente adicionar, remover, ou editar e alterar o conteúdo disponível.

WORLD OF MOUTH: ver BOCA-A-BOCA.

WWW (World Wide Web): ver WEB.

Y

YIELD: Taxa de retorno anual de um determinado investimento em valor. Sempre expressa em %

YOUTUBE: é uma mídia social para publicação e compartilhamento de vídeos.