Para quem é a Transformação Digital

Uma rápida pesquisa no Google Trends nos mostra que o termo Transformação Digital passou a ser intensamente pesquisado a partir de meados de 2018. Ou seja, faz cerca de um ano e meio que esse assunto ganhou corpo nos ambientes sociais e corporativos. Uma outra pesquisa (esta não tão rápida e simples) apresenta um crescimento expressivo de matérias e artigos em veículos especializados a partir do último trimestre do ano passado.

Se por um lado esse período é bastante curto, por outro lado muita coisa vem acontecendo acerca desse tema. E não é para menos, afinal estamos em plena Era Exponencial, um dos principais fatores da Transformação Digital.

Diante dessa realidade ímpar, empresários, empreendedores e gestores vivem um clima de ansiedade e preocupação sobre quando e como implantar procedimentos de digitalização em seus negócios. Alguns até se perguntam se realmente necessitam aderir a essa tendência ou se tudo não passa de mais um modismo imposto pelos marqueteiros para vender mais smartphones. Enfim, paria no ar a questão sobre quem deve se mobilizar com a Transformação Digital e promover mudanças nas suas empresas ou mesmo nas suas vidas pessoais.

Primeiramente cabe esclarecer que a Transformação Digital não se trata meramente de mais uma buzzword. Estamos realmente vivendo uma era sem precedentes na história. São milhares de coisas acontecendo simultaneamente e em velocidade muitíssimo acelerada no mundo todo. A tecnologia é o fio condutor de tudo o que vem acontecendo, mas não se trata somente dela. O comportamento humano está mudando profundamente e consequentemente as relações sociais e a sociedade mudam como um todo.

Obviamente isso tudo se reflete nos negócios de forma avassaladora. Ainda que esse movimento se inicie nas corporações de grande porte que possuem melhor acesso às tendências inovadoras, inevitavelmente vai afetar as empresas menores. Seja porque as grandes exigem processos normatizados de seus fornecedores menores, seja porque os consumidores exigem as mesmas qualidades de tratamento oferecida pelas grandes; o fato é que o nível de excelência acaba sendo exigido por/para todos os âmbitos.

Isso significa que a Transformação Digital é um caminho sem volta para empresas de qualquer porte e pessoas de qualquer condição. Só para se ter uma noção dessa amplitude, moradores de rua na China pedem esmolas usando placas de QR-Code que direciona a doação para uma conta digital.

No entanto, ainda que a digitalização seja mandatória para todos, não quer dizer que a implantação aconteça da mesma forma para empresas grandes e pequenas. Não que as grandes sejam ótimos exemplos, já que em muitos casos a burocracia típica de multinacionais seja um empecilho à adoção de novos processos e métodos. Nesse sentido algumas startups demonstram bons casos de sucesso.

O maior desafio se coloca para as PMEs, as quais mesmo adquirindo a consciência da mudança, por vezes não possuem recursos financeiros, humanos ou informacionais para executar. A boa notícia é que atualmente a informação de qualidade está disponível em diversos canais digitais, como este e alguns outros Portais. Da mesma forma a tecnologia vem se tornando cada vez mais acessível. Um bom exemplo é o Watson, Inteligência Artificial da IBM, que possui uma versão gratuita para iniciantes.

Confirmando que não se trata de um modismo, a Transformação Digital dispõe de métodos para ser implantada nas empresas de qualquer porte. Entretanto, antes do método, se faz necessário construir uma cultura voltada à mudança e à inovação. E o primeiro passo definitivamente é se informar, como você está fazendo agora.