Planejamento Estratégico 2026
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Planejamento Estratégico para Advocacia 2026

Terça-feira é o dia em que o Dr. Alberto reserva para as consultas de clientes, sejam novos ou em prospecção. A parte da manhã foi proveitosa, conseguiu realizar 4 atendimentos e um deles gerou um novo contrato. Embora a fome já estivesse lhe avisando que passara do meio-dia, a preocupação com dois prazos não o deixou levantar-se para o almoço.

“Melhor protocolar agora para não correr riscos no fim da tarde” – pensou ele vendo que seus dois estagiários estavam envolvidos em outras tarefas operacionais. E ato contínuo se pôs a peticionar.

Feliz por ter concluído ambas as peças antes das 14h00, levantou-se para esticar as pernas enquanto decidia qual a próxima demanda iria abraçar. Lembrou-se que não tinha almoçado e que ainda tinha uma janela de tempo antes do próximo atendimento.

Sem pensar muito, pegou sua carteira e saiu do escritório em direção ao seu carro estacionado do outro lado da rua. O trânsito da cidade de São Paulo estava caótico como sempre, mas enquanto dirigisse iria decidir o que fazer.

Em cerca de 25 minutos já estava na entrada da Rodovia dos Bandeirantes e a tomou em direção a Campinas. Mas não parou nela. Seguindo nessa estrada as próximas cidades eram Hortolândia, Americana e Limeira, mas também não parou em nenhuma delas. Na verdade, entrou em uma rodovia menor, a qual nem sabia o nome. Nem para onde ela levava.

Quando as placas de sinalização indicaram uma pequena cidade à esquerda, Dr. Adalberto tomou esse caminho até encontrar um hotel convidativo. Por sorte havia diversos quartos disponíveis e ele escolheu um intermediário, pensando na relação custo-benefício. Uma vez acomodado, o próximo passo era decidir qual das atrações turísticas visitaria primeiro. Só precisava identificar em qual cidade estava para saber quais atrações existiam lá.

Essa história é mais do que surreal, né? Quem, em sã consciência, sai no meio do expediente de uma terça feira para viajar sem bagagem e sem sequer saber para onde está indo?

No entanto, gerenciar uma empresa sem objetivos e estratégias é tão absurdo quanto pegar uma estrada sem um destino definido. Seu escritório de Advocacia é uma empresa que precisa ter lucro para sobreviver, portanto necessita de um Planejamento para direcionar COMO vai conquistar clientes e atendê-los com lucratividade.

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.”

– Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas)

 

O que é Planejamento Estratégico

Os livros de administração e marketing possuem longas e complexas conceituações para Planejamento Estratégico. Porém não quero lançar mão delas, pois meu papel aqui é facilitar, não burocratizar. Sendo assim, cunhei uma definição direta e objetiva:

Planejamento Estratégico é o processo de definir objetivos e as ações necessárias para alcançá-los.

Algumas explicações essenciais sobre essa definição. Primeiramente ele é um processo, pois envolve algum método para ser elaborado. Ou seja, um passo a passo pré definido e validado. No mercado existem diversos métodos formulados por grandes autores, consultores e especialistas. Não existe o certo ou o errado, todos são eficazes, mas cada qual é direcionado a situações e empresas diferentes. Ao longo dos mais de quinze anos de consultoria eu desenvolvi um método enxuto e prático para escritórios de Advocacia. Vou apresentá-lo mais à frente.

Outra explicação importante: o planejamento diz respeito à elaboração, ou seja, a aplicação personalizada do método apoiada em brainstormings e discussões sobre seus elementos. Daí o resultado do planejamento são os Planos. Ou seja, a forma como o planejamento será executado para se atingir os objetivos.

Grosso modo o Planejamento Estratégico tem a função de determinar exatamente o que o escritório quer, onde está agora e como fazer para chegar lá. Tecnicamente falando, essas premissas representam os objetivos, estratégias, táticas e metas que orientarão de forma coordenada e sistemática o curso e direção da banca.

 

Benefícios Planejamento Estratégico para Advocacia

  • Tornar o escritório proativo ao invés de reativo
  • Mapear cenários que influenciam-na busca pelos objetivos
  • Identificar oportunidades
  • Tomar decisões de negócios com base em dados e fatos
  • Aumentar eficiência operacional
  • Aumentar lucratividade
  • Medir o atingimento do sucesso

 

Método Planejamento Estratégico para Advocacia 2026

A diversidade de modelos e métodos para elaborar Planejamento Estratégico foi surgindo ao longo do tempo justamente para se adequar ao porte e cultura de cada empresa. No entanto todos os modelos possuem uma base essencial: os objetivos estratégicos. A quantidade deles deve ser coerente com a estrutura, a realidade e a rotina de cada escritório.

O modo de execução desses planos pode se dar da forma tradicional de gestão de projetos (em cascata) ou utilizando métodos ágeis. Novamente não há certo ou errado, o ideal é utilizar o método mais coerente com o tipo de projeto. A seguir vou esmiuçar o meu método de Planejamento Estratégico para Advocacia.

 

01 Diagnósticos

Partindo daquela premissa de entender “onde estamos” é importante iniciar o processo de planejamento com algumas análises internas e externas. Nesse sentido as mais importantes são:

  • Análise PEST: analisar os cenários externos políticos econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
  • Análise SWOT: analisar os aspectos internos (forças e fraquezas), bem como os externos (oportunidades e desafios).
  • Presença Digital: analisar todos os canais digitais e seu potencial para funcionar como canal de aquisição.

 

02 Arquitetura Estratégica

A segunda premissa é definir o “para onde vamos”, elaborando a arquitetura estratégica do planejamento:

  • Objetivos Estratégicos: definir claramente os objetivos mercadológicos e financeiros do Planejamento.
  • Estratégias: significam os caminhos para se atingir os objetivos.
  • Táticas / Operacional: são todas as ações, atividades e recursos utilizados para executar as estratégias.
  • Métricas: as ações e atividades geram números que devem ser mensurados para entender o desempenho delas.
  • Indicadores / KPIs: algumas métricas são relevantes para identificar o grau de atingimento das metas, por isso são definidas como KPIs.

 

03 Plano Tático

Por fim, resta transformar o planejamento em plano prático definindo o “como vamos chegar lá”:

  • Plano de Ação 5W2H: trata-se do cronograma de ações prevendo os responsáveis, recursos e tempos de execução.
  • Metas: pontos que devem ser atingidos, definidos no conceito SMART;
  • Plano Financeiro: uma planilha envolvendo todos os custos mecessários á realização do plano.

 

“Deixar de planejar é planejar o fracasso.”

– Allen Lakein

 

Os escritórios de médio e pequeno porte demoraram a compreender que planejamento e rotinas estratégicas são atividades obrigatórias para todos. Talvez os motivos mais aparentes para esse desfalque seja a chamada advocacia romântica de outrora que pregava que o advogado deveria se dedicar exclusivamente a advogar. Também pela própria cultura do empreendedor e empresário brasileiro que não é ensinado a planejar e gerenciar. Independente dos motivos, o fato é que o mundo atual é muito mais complexo e competitivo. Nesse contexto, tocar um negócio sem planejamento é arriscado.

Felizmente os advogados têm mudado significativa e positivamente nos últimos anos, adquirindo consciência a respeito da necessidade da gestão estratégica e adotando práticas de planejamento e inovação. Essas mudanças são frutos da Advocacia 4.0 que representa a Transformação Digital no universo jurídico.

Este método enxuto que eu explanei aqui é o mesmo que utilizo em consultorias, portanto está validado em dezenas de aplicações a escritórios de advocacia. Ao longo do tempo ele foi ficando enxuto e objetivo, justamente para ser fácil e intuitivo de aplicar. Agora, de posse do conhecimento e da ferramenta cabe a você separa um tempo para elaborar o Planejamento Estratégico de 2026 para a sua Advocacia. Sucesso!!