Transformação Digital

Um termo vem aparecendo de forma cada vez mais insistente nas notícias de diversos setores: Transformação Digital. Seria mais uma buzzword que o pessoal de Marketing inventa pra vender novos produtos e serviços? Embora toda semana apareça algum termo ou conceito novo, preciso te dizer que Transformação Digital não é somente mais uma palavrinha da moda, mas uma nova realidade em que o mundo está entrando.

Transformação Digital não é sobre Tecnologia e Marketing. Transformação Digital é sobre Cultura e Modelos de Negócios Inovadores para melhorar a Experiência das pessoas e a Competitividade das Marcas.

Dessa forma, Transformação Digital é um processo onde instituições e empresas aplicam tecnologias inovadoras não só para potencializar seus resultados como para otimizar a experiência de consumo. Perceba que as tecnologias, ferramentas, processos e métodos são o meio e não o fim nesse processo. O fim ou objetivo primordial da Transformação Digital é melhorar a vida do ser humano e consequentemente o seu entorno (meio-ambiente). Portanto é natural que essa nova realidade esteja provocando um impacto profundo na sociedade como um todo.

A Transformação Digital se configura como o desafio mais importante para as instituições e corporações, afinal, em poucos anos somente existirão dois tipos de empresas: as que se digitalizaram e as que morreram.

Sim, a digitalização é o instrumento de mudança, por isso eu disse que as tecnologias são o meio. E de todas as tecnologias inovadoras ou disruptivas que estão surgindo, os canais digitais interativos são justamente aqueles que colocam a Marca em relação direta com o consumidor. Se essa conexão for impossível ou insatisfatória, o consumidor irá procurar o concorrente que se encontra a um clique de distância.

Uma vez que a tecnologia não é o fim, a digitalização não se trata apenas de adotar informática e internet em alguns processos da empresa. Para este novo cenário, dominado por incertezas, é imprescindível repensar os modelos de negócios e a cultura dos profissionais, sobretudo das altas lideranças. Por este motivo é que a organização da sociedade, as leis e as estruturas socioeconômicas passarão pelo mesmo processo de inovação.

O cerne desse processo é o desenvolvimento de uma cultura digital, não só nos ambientes corporativos, mas em todas as instâncias da sociedade. Nas empresas não dá para apontar qual setor será o líder dessa incrível mudança de paradigmas. A Transformação Digital somente irá acontecer quando todos os departamentos trabalharem em sinergia ativando o viés estratégico de cada um.

Após pesquisar exaustivamente esse processo, eu identifiquei 12 pilares que compõe a estrutura basal da Transformação Digital. São eles:

  • Economia Colaborativa / Compartilhada
  • Blockchain
  • Plataformas e Redes
  • Escalabilidade Exponencial
  • Modelos de Negócios Inovadores
  • Metodologias Ágeis
  • Dados
  • Tecnologias Transformadoras
  • Internet das Coisas
  • Experiência do Cliente
  • Cultura Organizacional Digital
  • Presença Digital

 

Não vou entrar em detalhes sobre estes conceitos aqui, afinal são extremamente complexos e envolvem diversos subtemas. No entanto, todos estes pilares serão tratados aqui neste site em forma de artigos e futuramente em palestras e treinamentos.

O objetivo aqui é compartilhar estes conceitos a fim de traçar um entendimento inicial aos empresários, empreendedores, gestores, profissionais e cidadãos interessados na Transformação Digital. Sinta-se à vontade e consulte os artigos deste site para aprofundar seu conhecimento. Se tiver interesse em uma palestra ou consultoria sobre o tema, entre em contato utilizando o formulário abaixo.