Por que contratar uma consultoria empresarial?

Ao longo de minha adolescência e durante a faculdade eu tive a oportunidade de jogar basquete. Foram cerca de 10 anos com treinos físicos e táticos regularmente intercalados aos jogos e campeonatos. Treinar com diferentes técnicos nesse período me possibilitou aprender sobre as diferentes possibilidades estratégias diante de um mesmo objetivo, que era fazer cestas para vencer o adversário. Mas meu maior aprendizado foi durante um período de 6 meses como técnico interino do time feminino da faculdade. Ver o jogo sem o envolvimento emocional de dentro da quadra foi uma experiência completamente diferente.

Assim como nos esportes coletivos, onde cada jogador treina exclusivamente para a sua posição, no empreendedorismo não é diferente. Empresários, na maioria dos casos, são muito bons no core-business que desenvolveram para o seu negócio, porém não necessariamente são bons estrategistas e gestores da empresa como um todo. A consequência disso é que mais de 80% dos empreendimentos fecham as portas nos 3 primeiros anos de atividade.

A raiz desse problema é profunda. Em primeiro lugar, nem escolas nem a maioria das faculdades ensina o indivíduo a planejar e gerenciar. O modelo de educação ainda é aquele da era industrial. Em segundo lugar, o empreendedor brasileiro médio tem uma boa ideia e se joga no negócio sem nenhum tipo de capacitação prévia. Por isso muitas empresas obtém um crescimento expressivo durante o primeiro ano de operação, mas não conseguem se sustentar em médio prazo, pois as contas não fecham.

É nesse ponto em que um Consultor especializado faz toda a diferença

Uma Consultoria é um serviço no qual um especialista em gestão irá auxiliar o empresário a detectar problemas, implementar processos e alcançar soluções. Assim como aquela visão privilegiada de fora da quadra que o técnico dos esportes coletivos possui, o Consultor é um agente externo que não tem envolvimento emocional com o negócio, desfrutando de isenção e neutralidade na análise de cenários e problemas. Além disso, a Consultoria Empresarial se utiliza de diversas metodologias, de boas práticas organizacionais e da experiência em projetos anteriores.

Em tempos de Transformação Digital, onde tudo acontece em ritmo acelerado e a competitividade das empresas é acirradíssima, nenhum empreendedor pode se dar ao luxo de gerenciar na base da tentativa e erro. A melhoria contínua se tornou obrigatória nos processos, produtos, serviços e experiência do cliente. Sem metodologias assertivas para o planejamento e gestão do negócio, em pouco tempo a qualidade das entregas ao cliente irá decair.

Através de aconselhamentos, treinamentos e orientações a Consultoria irá possibilitar redução de custos, aumento de produtividade e foco em resultados para os negócios que estão em busca de crescimento sustentável. Já para as empresas que desfrutam de alguma maturidade de gestão, o Consultor é o agente ideal para promover a inovação nos Modelos de Negócios. Enfim, Contratar um Consultor é o caminho mais curto para proporcionar uma otimização na competitividade da empresa e torná-la mais apta para o sucesso.

Compartilhe conhecimento nas Redes Sociais!
Por que contratar uma consultoria empresarial?
Tagged on:                                     
error

Siga-me nas Redes Sociais!