Os 4 Pilares da Presença Digital

Quem é você?

Esta pergunta é tão simples e complexa ao mesmo tempo. Dependendo do contexto pode ser fácil ou bastante difícil de responder. Mas no ambiente on-line, definir respostas a essa questão é o primeiro passo para profissionais, empresas e marcas iniciarem a gestão de sua presença digital.

Certamente estes cuidados não existiam há dez anos atrás, afinal, no mundo off-line a informação circula de maneira muito lenta e em poucos canais. Já no ambiente digital, diariamente deixamos dezenas de rastros e nem sequer nos damos conta. Pense em quantos serviços, comunidades, redes sociais, etc. você se inscreveu recentemente… E naqueles sites que você se cadastrou há 8 anos? Quem se lembra de como se descreveu lá? Alguma vez você voltou para atualizar aquele perfil? Pois pode ter certeza que ele ainda está lá gravado e tem boas chances de aparecer numa busca pelo seu nome.

Estes rastros deixados para trás são importantes, mas ainda há outro fator para se preocupar com a presença digital. Estudos demonstram que as mídias tradicionais (TV, rádio, jornal e revista) estão perdendo o poder de persuasão junto ao público. As pessoas confiam mais no que leem em blogs e redes sociais, além de estarem desenvolvendo a percepção de que os resultados de busca do Google representam as referências no assunto pesquisado. Como já disse o CEO da LRN e autor do best-seller HOW: Why HOW We Do Anything Means Everything, Dov Seidman:

 

“Em um mundo conectado vencem os indivíduos e organizações que estabelecem conexões mais fortes”

 

Nova era das Mídias Sociais

Definitivamente o grande assunto do momento são as redes sociais, e não é sem razão. O divisor de águas que batizou a nova geração da internet (chamada de web 2.0) foi a possibilidade de qualquer pessoa poder publicar seu próprio conteúdo, seja em blogs, perfis de serviços on-line, redes sociais, fotos, slides, vídeos e tantas outras mídias disponíveis. Por isso se diz atualmente que a internet não é uma rede de computadores, mas uma rede de pessoas!

 

Enquanto nas mídias tradicionais somente um pequeníssimo grupo de as pessoas consegue ter exposição, na web existe uma infinidade de canais. E mesmo dentro destes canais ainda se encontram três variações de mídias:

  • Mídia Própria: é tudo o que o próprio autor publicou.
  • Mídia Paga: são anúncios veiculados em forma de publicidade em buscadores, sites e redes sociais para promover o autor.
  • Mídia Espontânea: é o conteúdo que a população em geral publica sobre uma marca, produto, serviço, empresa, instituição, profissional ou pessoa física.

 

É nesta última modalidade de mídia onde se perde facilmente o controle da reputação. Por isso é imprescindível gerenciar a sua presença digital!! Essa gestão precisa ser embasada em dois fundamentos:

  • Capital Social: dados e contextos intangíveis, importantes para o cotidiano das pessoas conectadas que compõem uma unidade social (grupo, comunidade, organização)
  • Capital Intelectual: toda informação, transformada em conhecimento, valores, atitudes e habilidades criativas

 

Estes conceitos bem solidificados e planejados finalmente fornecem as bases de sustentação para a implantação e gestão dos 4 Pilares de Presença Digital:

Posicionamento

É a forma como um profissional, empresa, marca, produto ou serviço se coloca para o mercado. Trata-se do oposto da Imagem, que é como o mercado enxerga a marca. Estes conceitos normalmente são definidos no planejamento estratégico de marketing.

 

Conteúdo Conteúdo Conteúdo Conteúdo

Todos os grandes especialistas em web não cansam de afirmar que, para se destacar na rede, é necessário produzir conteúdo de qualidade. Mas só produzir não é suficiente, este conteúdo tem que ser e relevante ao seu público alvo. E por fim tem que ser compartilhado de maneira eficiente para que o público seja impactado.

 

Relacionamento

O conteúdo relevante e de qualidade confere autoridade a quem publica, potencializando sua popularidade e influência junto ao mercado, por isso é a mola propulsora que gera relacionamento e engajamento com o público a partir dos canais digitais.

 

Monitoramento

Se eu tivesse que apontar apenas UMA característica da internet que a torna uma mídia poderosíssima, eu apontaria as estatísticas. Todos os canais da web fornecem dados estatísticos de alta precisão que podem ser utilizados para monitorar as ações e interações no ambiente digital. Esta disciplina se chama webAnalytics.

Com estas informações é possível compreender o comportamento e o grau de interesse dos visitantes que estão usando e interagindo com cada canal. São muitos dados úteis para a tomada de decisão nas ações de relacionamento e prospecção.

O mapa estratégico para gerenciar a presença digital parece simples, porém exige a compreensão de disciplinas inter-relacionadas, como estratégia, estatística, marketing, programação e comunicação. Com estes recursos bem utilizados, marcas, empresas e profissionais conseguem potencializar sua reputação nos ambientes on-line, tornando-se referência no assunto.

 

 

Os 4 Pilares da Presença Digital