Como a Presença Digital impacta o seu negócio?

Desde o surgimento da internet (há pouco mais de 20 anos) empresas, instituições e personalidades se preocupam em “estar online” embora não entendam muito bem o que fazer e o porquê de estar lá. Eu comecei a ver perto essa angústia lá pelos idos de 1998 e infelizmente ainda hoje posso constatar o mesmo problema. Ter um site e “estar na internet” é muito fácil nos dias de hoje devido ao imenso e acelerado avanço das tecnologias, mas a verdadeira questão é: quanto a presença digital melhora as oportunidades de negócios e traz clientes efetivos?

Se a resposta a essa pergunta for pouco ou nada, me desculpe lhe dizer, mas sua empresa está fazendo isso errado.

O assunto internet gera matérias em todos os tipos de veículos jornalísticos, seja qual for o segmento e a abordagem. A constante exposição das pessoas a redes sociais, sites de buscas, dispositivos móveis e tantos outros recursos digitais acaba evidenciando e supervalorizando a cultura da internet. Por isso tudo surge a necessidade e a urgência em estar presente nestes meios, ainda que não s saiba muito bem como ou por que.

Sites, hotsites, redes sociais, eMail marketing, buscadores e tantos outros canais de marketing digital são apenas o meio para se estabelecer uma presença efetiva, e não o fim. O que se vê no mercado é que muitas empresas (e também muitas agências) tomam estes canais como um fim em si próprios e se satisfazem apenas em “estar lá”. A presença digital verdadeira tem que ser orientada por objetivos e gerar oportunidades reais de negócios para a entidade que a coloca em prática.

Aqui é o momento onde o leitor espera que eu publique a receita de bolo, fórmula mágica e definitiva do sucesso nas mídias online. Lamento lhe dizer novamente que está fazendo isso errado. Ainda que existam soluções prontas e empacotadas disponíveis no mercado, a presença digital é uma ação totalmente personalizada, de acordo com o DNA e a personalidade de cada empresa ou instituição. Para se obter resultados rentáveis com estas ações, elas devem estar inseridas em um planejamento com objetivos e estratégias.

Concordo que elevar o marketing digital a este patamar elimina totalmente o seu lado empírico e acessível, mas quem disse que o marketing é uma ferramenta caseira? Os empresários, empreendedores e gestores precisam urgentemente olhar para estas disciplinas e seus profissionais com seriedade e investir verbas que terão retorno garantido ao invés de perder tempo e energia tentando fazer com as próprias mãos algo muito mais complexo do que fazem parecer. Quando essa situação se tornar realidade certamente veremos a Presença Digital impactar positivamente os negócios e elevar o faturamento das empresas.

Como a Presença Digital impacta o seu negócio?
Tagged on: