A nova Era de Cursos Online

Tecnicamente já estamos há algumas décadas vivendo a chamada Era da Informação. Esse termo foi dito por Peter Drucker ao notar que o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional e que o acúmulo de informação em breve seria mais importante do que o acúmulo de patrimônio financeiro.

Ainda que para descrever os tempos atuais esse termo tenha perdido um pouco de espaço para outros mais atuais, como Transformação Digital e 4ª revolução Industrial; a verdade é que todos eles possuem relação intrínseca entre si, inclusive compartilhando diversos aspectos. Fato é que, além de proporcionar um grande volume de informação através dos canais digitais, essa nova Era fez com que o acesso à informação se tornasse muito mais acessível. Tanto que uma das principais práticas dessa nova realidade é o aprendizado contínuo.

Ao considerarmos tudo isso num momento histórico em que os métodos tradicionais de ensino como um todo estão sendo questionados, estamos diante de uma transformação sem precedentes. Certamente ainda estamos longe de saber como será essa nova realidade e esses novos métodos, mas certamente já iniciamos essa transição. As aulas online, os cursos EaD, aulas digitais, palestras virtuais, webinars e tantos outros formatos são apenas o começo da inovação.

Esse movimento é muito importante, pois ele atinge todas as etapas da cadeia de valor do Ensino. Do lado dos produtores de conteúdo, que são especialistas em qualquer tipo de assunto, se criou a oportunidade para iniciar um Negócio Digital próprio e rentável. Na outra ponta, dos alunos e aprendizes, surgiu a possibilidade de estudar nas mais diversas instituições de ensino a qualquer hora em qualquer lugar. Entre esses extremos surgiram (e continuam surgindo) uma infinidade de plataformas, serviços, métodos e materiais de ensino que realmente estão provocando uma disrupção no antigo sistema educacional.

Os Cursos online se disseminaram muito rápido desde a popularização da internet e dos dispositivos móveis. Treinamentos e aulas digitais possibilitaram que muitas pessoas pudessem aprender novas habilidades de uma maneira prática e rápida. Sem precisar sair do conforto de casa e sem horários rígidos, os alunos podem estudar com investimento acessível e otimização de tempo. Com isso adquirem conhecimentos e competências para se aperfeiçoar no mercado de trabalho. Ao se especializarem, essas pessoas também podem reunir seus próprios conhecimentos e compartilhar com a coletividade em um novo curso online. Não que isso seja uma tarefa simples, exige muito estudo e planejamento. Essa é a base da Economia GIG.

Com tantas pessoas, profissionais e instituições tendo a possibilidade de produzir aulas EaD a grande questão é saber escolher as melhores soluções e plataformas. Uma vez que existem milhares de tecnologias para LMS (Learning Management System – Sistema de Gerenciamento Ensino), se faz necessário estudar muito bem essas soluções prontas para entender se estão adequadas à proposta do empreendedor de Ensino à Distância.

Consulte essa página se você precisa de ajuda para estruturar, produzir e lançar seu curso online.

A Era da Informação, ou esse momento de Transformação Digital que estamos vivendo, certamente se confunde com a Era de Cursos Online. Trata-se de uma nova realidade onde tudo muda rápido e o tempo e o conhecimento são o novo petróleo.

A nova Era de Cursos Online