9 Mitos sobre a Transformação Digital que você precisa entender para poder crescer

Devido ao grande volume de informações que recebemos atualmente, acabamos ficando indecisos sobre o que acompanhar de fato. O excesso de informação leva a uma escassez de atenção. Por isso muitos veículos de comunicação adotam formas sensacionalistas para atrair sua audiência. Sim, esse sensacionalismo muitas vezes atrapalha o entendimento de pautas importantes à medida que supervaloriza assuntos medíocres. Isso sem falar das fake news.

Dentro desse contexto, os temas relacionados à Transformação Digital também acabaram sendo alvo de especulações, exageros e menosprezos. Para lançar luz sobre este conceito que afeta todas as instâncias do mundo em que vivemos, decidi desvendar os mitos sobre a Transformação Digital neste artigo.

 

1 Transformação Digital se aplica somente a empresas de grande porte

De forma alguma. A Transformação Digital pode e deve ser adotada por empresas de todos os portes. Antes de qualquer coisa ela se trata de processos inovadores que tem potencial para ajudar as pequenas empresas a crescerem, melhorando sua produtividade e reduzindo custos.

 

2 Transformação Digital é só uma mudança tecnológica

A tecnologia é importante sim, mas antes de tudo a Transformação Digital é sobre pessoas, ou seja, a otimização da cultura organizacional e das formas de trabalho, bem como foco na experiência do consumidor.

 

3 Transformação Digital significa ter produtos e serviços exclusivamente digitais

A Transformação Digital não é uma mudança operacional, mas sim estrutural. Isso significa adotar uma mentalidade orientada às metodologias e processos de inovação. Não se trata apenas de transferir seus controles do caderno físico para a planilha de Excel. É necessário repensar todas as atividades de todos os departamentos para que funcionem em sinergia com foco em um objetivo comum e concreto.

 

4 Transformação Digital pode ser implementada como um projeto específico

Tratar a Transformação Digital como um projeto isolado com início, meio e fim é um erro fatal. Já frisei algumas vezes nos tópicos anteriores que se trata de um processo, portanto contínuo e perpétuo, já que precisa ser revisado e atualizado frequentemente. O foco da Transformação Digital deve ser a melhoria contínua de dentro para fora e de fora para dentro. E isso não acontece ao acaso e nem pode ser interrompido.

 

5 Investir em novos projetos irá reduzir a lucratividade

Este ponto é complexo, pois é necessário compreender que aquela época de empresas com lucros estratosféricos que só serviam para engordar a conta bancária de seus donos ficou para trás. A alta competitividade e as baixas margens não permitem mais essa prática. Mesmo as grandes corporações de alto desempenho não focam mais na acumulação de riqueza pessoal, mas sim em reinvestir no negócio de forma inovadora.

 

6 O aumento da velocidade de produção e entrega levará a problemas de qualidade

Se a produção e a entrega continuarem sendo executadas sempre da mesma forma, isso é verdade. Se a empresa ignorar a velocidade exponencial das tecnologias também corre o risco de não sobreviver. Mas a Transformação Digital traz consigo o método de Modelos de Negócios focados em inovação, o conceito Lean que proporciona mais agilidade e flexibilidade e as metodologias ágeis para uma gestão mais eficaz. A adoção dessas práticas certamente levará a empresa aumentar sua produtividade e, consequentemente, efetuar entregas com qualidade.

 

7 Transformação Digital é só mais uma buzzword de Marketing

Eu abri esse artigo exemplificando como alguns profissionais, sobretudo de Marketing, estão sempre em busca d novos termos e conceitos para emplacar práticas que nem sempre são importantes. Mas a Transformação Digital é realmente um divisor de águas em relação a tudo o que já vimos. Acompanhada da Indústria 4.0 e de diversos conceitos inovadores, estamos vivendo uma época de grandes revoluções tecnológicas, sociais e profissionais. Parafraseando Chris Anderson: “Não estamos vivendo uma era de mudanças, mas uma mudança de era”.

 

8 A Transformação Digital envolve muitos riscos financeiros

Não necessariamente. Se a empresa redefinir seu Modelo de Negócio com um Canvas bem elaborado, implementar as mudanças sob o método Lean e tocar sua gestão com Scrum ou OKR, os riscos envolvidos são minimizados e bem calculados.

 

9 Transformação Digital irá extinguir muitos empregos

Certamente vai e esse é o mito mais polêmico alardeado por neo-ludistas de plantão. A automação e a robótica vão sim eliminar muitos postos de trabalhos, sobretudo aquelas tarefas que representam uma concorrência entre humanos e máquinas. Me refiro àquelas tarefas mecânicas e repetitivas muito executadas principalmente na indústria, mas também em outros setores. Essas atividades não duram mais dez anos.

O futuro do trabalho é criar novas classes de empregos que demandem o potencial criativo e intelectual do ser humano. Obviamente esse processo exige uma capacitação muito maior do que existe atualmente para a força de trabalho e, antes disso, uma educação de base com qualidade para todas as crianças. Não vai acontecer tão rápido, por isso é um processo, mas já está sendo implementado em muitos países.

 

Espero ter esclarecido que a Transformação Digital não é uma nova moda ou um conceito hype. É um processo inexorável que avança numa velocidade intensa. No entanto isso não quer dizer que todos serão arrastados por esse tsunami. Há tempo para os empreendedores e gestores se mobilizarem a respeito de suas próprias transformações.

E você, como pretende começar a abordar a Transformação Digital do seu negócio?

Compartilhe conhecimento nas Redes Sociais!
9 Mitos sobre a Transformação Digital que você precisa entender para poder crescer
Tagged on:                                             
error

Siga-me nas Redes Sociais!