5 Cuidados importantes antes de desenvolver um site

A cada dia centenas de empresas e profissionais entendem a necessidade de marcarem presença na internet através de sites, redes sociais, vídeos, etc. Independente de já possuir alguma ação on-line ou ainda estar ensaiando os primeiros passos, esta entrada no ambiente digital é cercada de dúvidas e desconfianças.

De um lado o mercado é muito diversificado, abrangendo desde grandes e premiadas agências digitais até adolescentes freelancers trabalhando em sistema de home-office, sem esquecer de centenas de empresas e pessoas de má fé que atuam por aí se aproveitando do desconhecimento alheio. De outro lado existe a falta de informação, afinal todo esse negócio de internet ainda é novidade para muitas empresas e profissionais e gera dúvidas na hora de contratar o desenvolvimento de um site.

 

Em nosso cotidiano, no atendimento de clientes e prospcts, lidamos com dezenas de questionamentos sobre assuntos que são simples, porém necessitam de um prévio conhecimento técnico. Lidamos também com problemas acarretados por erros banais, desinformação ou descuido na hora de contratar o desenvolvimento de um site. Por isso resolvi publicar este post com as questões mais comuns.

Domínio e nome da empresa

Se a empresa ainda está sendo criada, pesquise no RegistroBr a disponibilidade dos nomes em estudo. Se a empresa já existe, registre o quanto antes o domínio com o nome da empresa. No caso de o nome da empresa já ter sido registrado por outrem, existem duas situações. O dono do domínio desejado não tem nenhuma atividade relacionada ao nome, nesse caso o domínio pode ser requisitado pela empresa que detém o nome. A segunda situação é mais delicada: o dono do domínio desejado tem um negócio homônimo; neste caso será necessário quebrar a cabeça em alternativas criativas para o domínio ou ainda utilizar os sufixos internacionais (.com ou .net).

Acessando o RegistroBr

No Brasil a instituição que administra os nomes e registros de domínios é o CGIBr. Algumas pessoas reclamam de uma certa burocracia, mas ainda assim é um dos melhores sistemas de gestão de internet, se comparado a outros países. Posso dar duas dicas muito importantes nesse momento, pois já resolvi dezenas de problemas relacionados a estes tópicos. Sempre crie o ID de acesso ao sistema em nome de pessoa física, isso facilita os procedimentos de alterações. A melhor prática é que as Entidades (empresas) tenham seus CNPJs atribuídos aos IDs de pessoas físicas.

A segunda dica é sempre manter os dados de acesso ao sistema (ID e senha). É comum que o dono do site a ser criado delegue esta tarefa ao desenvolvedor do site e depois fica sem os dado de acesso ao RegistroBr, dificultando futuras alterações de cadastro.

Cuidado com Golpes

O RegistroBr é uma instituição idônea que administra esse complexo modelo de negócios dos domínios, entretanto existem empresas que agem por má fé e se fazem passar pelo RegistroBr e enviam cobranças indevidas. Estas empresas descobrem os contatos de donos de sites e domínios e emitem boletos em seus nomes descriminando serviços em termos técnicos para se aproveitar do desconhecimento. Nunca pague boletos cuja procedência não é conhecida e procure a opinião de um profissional qualificado.

Hospedagem do site

Após o registro do domínio para o site, o próximo passo é contratar uma hospedagem, ou seja, o servidor onde ficarão os arquivo do site. Existem muitos empresas neta área, algumas com servidores próprios, outras com servidores sublocados e ainda algumas com servidores fora do Brasil. Tome cuidado com serviços muito baratos e prefira empresas de hospedagem que sejam mais conhecidas ou bem indicadas. Além dos limites de espaço, tráfego e bancos de dados, é muito importante se atentar ao suporte técnico que a empresa oferece. Na área de informática ocorrem mui problemas e nessas situações é de suma importância contar com um suporte rápido e eficiente.

Contas de eMail

Ao implantar o site da empresa será necessário estabelecer canais de comunicação eletrônica com clientes e fornecedores e o melhor canal sem dúvida é o eMail. Normalmente o serviço de hospedagem irá disponibilizar algumas contas de eMail de acordo com o plano contratado, embora este serviço também possa ser independente. Fique atento à quantidade de caixas postais que sua empresa irá necessitar, pois geralmente as empresas oferecem poucas contas nos planos menores, de forma a forçar a contratação dos planos mais caros.

Estes são os cuidados iniciais que devem ser tomados ao iniciar a jornada pelo universo da internet. Na dúvida, sempre consulte um profissional experiente que poderá explicar com mais detalhes cada um dos tópicos.

5 Cuidados importantes antes de desenvolver um site