Modelos de Negócios para Inovação

No início dos anos 2000 o cenário socioeconômico e as tecnologias digitais proporcionaram um ambiente cada vez mais amigável ao empreendedorismo. Milhares de pessoas tinham boas ideias de produtos e serviços que atendiam a demandas diversas do mercado, porém esses desbravadores empresariais não tinham ensinamentos e conhecimentos sobre como empreender. Enquanto alguns tentavam copiar os modelos bem-sucedidos das grandes multinacionais, outros inventavam seus próprios métodos e caminhos. Infelizmente a maioria fracassou miseravelmente.

Os extensos Planos de Negócios das grandes empresas não funcionam para pequenos empreendimentos por diversos motivos. Um deles é que os Planos de Negócios necessitam de grandes estruturas para serem elaborados e executados, algo impensável para pequenas empresas. O segundo motivo é que muitas das grandes empresas possuem foco no produto, algo que era comum para o período da Terceira Revolução Industrial, mas já ficou para trás.

Para obterem sucesso os pequenos empreendimentos precisam ser leves e ágeis e principalmente terem o foco no valor que entregam ao consumidor. Dai nasce o conceito de Modelo de Negócio.

Basicamente um Modelo de Negócio precisa responder a três perguntas primordiais: Quem é o cliente? Qual a proposta de valor que atende as necessidades desse cliente? Quais são os processos e recursos necessários para entregar a proposta de valor?

 

A Proposta de Valor responde a uma necessidade existente no mercado e, por isso, cria valor para o consumidor.

Dessa forma o Modelo de Negócios é o processo anterior ao Plano de Negócios. Nesse primeiro momento o empreendedor precisa entender as premissas essenciais de sua futura empresa, bem como as relações entre elas. A principal diretriz na elaboração do Modelo de Negócio é o desenvolvimento de uma nova mentalidade e uma nova cultura empresarial. Devido à sua característica ágil, a ferramenta mais utilizada para construir Modelos de Negócios é o Business Model Generation, popularmente conhecida como Canvas.

 

Então isso já garante um Modelo de Negócio Inovador?

Não. Até aqui falamos apenas sobre como o empreendedor deve elaborar um Modelo de Negócio de acordo com a realidade atual do mercado e os ambientes de incerteza. A Inovação é uma outra página desse processo.

Inovação é quando um Modelo de Negócio recém lançado propõe uma solução totalmente nova, mais rentável, mais eficiente do que tudo o que já existia antes. Ou seja, apresenta um diferencial considerável e normalmente abraça dois ou mais segmentos de mercado. Com estas características fica evidente que a Inovação não pode se pautar nos antigos modelos de concorrência e foco no produto. Aqui o foco é a experiência do cliente, a qual é construída através de experimentação, prototipagem e aprendizado contínuo. Estes conceitos são inerentes à metodologia Lean e ao Design Thinking.

 

Mas e a Disrupção?

A Disrupção é um Modelo de Negócio assimétrico, ou seja, ele abala completamente os segmentos tradicionais, criando novos espaços de mercado.com uma velocidade e escalabilidade exponenciais, pois utiliza Plataformas e a Economia Compartilhada. Um exemplo claro é o AirBnB, que modificou completamente o mercado e se tornou a maior empresa de hospedagem de mundo sem possuir um único quarto próprio.

A elaboração de um Modelo de Negócios é o primeiro passo do empreendedor, seja para novas empresas, produtos e serviços, seja para negócios existentes que precisam de uma Vantagem Competitiva. Não importa se você está prestes a empreender, se já possui uma empresa ou se é gestor de um grande negócio; sempre é tempo de começar.