Web Intelligence

Web Analytics + Business Intelligence

Não há mais dúvidas da importância da web no cotidiano das pessoas e empresas. A Tecnologia da Informação gerou condições para total convergência da comunicação, gestão e processos no ambiente on-line. Este mesmo ambiente vem crescendo exponencialmente como plataforma de relacionamento e entretenimento para as pessoas e de negócios para empresas e consumidores.

Do ponto de vista da Publicidade e do Marketing, a web é, de longe, o meio que oferece melhor custo benefício para campanhas dos mais variados conceitos. Em primeiro lugar porque a internet ainda é uma mídia muito barata para fazer publicidade e ações de marketing. Segundo porque toda e qualquer ação pode ser mensurada com grande precisão.

Web Analytics é como ficou definida a disciplina que administra e analisa métricas e estatísticas referentes a audiências nos sites e performance de campanhas. Nas tradicionais mídias off-line (TV, revista, jornal) a audiência é medida a partir de estimativas e possui uma margem de erro larga. Já no ambiente on-line existem estatísticas relacionadas a diversos parâmetros de visitação e interação com as peças digitais.

Inteligência de Mercado (Business Intelligence) é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e uteis. As tecnologias BI são capazes de suportar uma grande quantidade de dados desestruturados para ajudar a identificar, desenvolver e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios. O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados.

Com o cruzamento dos dados estatísticos de audiências das ferramentas utilizadas no plano de marketing digital, é possível se obter informações que demonstram os comportamentos dos visitantes e permitem entender os seus interesses em relação aos produtos e serviços da empresa. Mais do que isso, a utilização de números exatos que mensuram a audiência das ações possibilita o cálculo preciso de Retorno sobre o Investimento.

Web Intelligence é um conceito que nasce justamente da inteligência obtida através de ferramentas estatísticas da web analisadas por profissionais altamente capacitados nas tecnologias da internet e dos conceitos de Marketing.