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SEO Estratégico é fundamental para construir Presença Digital

Já faz algum tempo que entender as estratégias de Marketing aplicáveis ao mundo digital se tornou obrigatório para empresários e empreendedores. Este é um caminho inexorável, ainda que muitos resistam a entender os principais termos técnicos e paradigmas deste novo universo (que já nem é tão novo assim, né?).

Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas e práticas utilizadas para colocar e manter um site bem posicionado nos mecanismos de buscas, sobretudo no Google que responde por mais de 90% das pesquisas realizadas no Brasil.

Se alguém ainda tem dúvida da importância de SEO, basta saber que mais de 70% das novas visitas a um site são originadas justamente dos mecanismos de buscas. Adicione a esse número o fato de que muitas empresas hoje estão levando parte significativa de suas ações de prospecção e venda para a internet.

Acho importante explicar que essa direção não é apenas uma moda passageira, pois possui embasamentos inquestionáveis. Primeiramente porque coloca a empresa, marca, produtos e serviços em contato com clientes em potencial de uma forma que jamais seria possível sem a internet. Segundo porque a web apresenta custos e opções muito mais acessíveis a empresas de qualquer porte. E terceiro porque a internet é a mídia mais democrática que já surgiu em toda a história da comunicação, afinal uma empresa pequena pode brigar de igual para igual com os grandes players se tiver uma Presença Digital consistente.

Sendo tão importante, uma ferramenta com esse potencial precisa ser usada com inteligência! No início SEO tratava-se apenas de alguns truques técnicos, entretanto a complexidade dos negócios e ambientes digitais fez com que fosse alçada à condição de uma ferramenta com alto valor estratégico. Vamos então entender como utilizar essa característica de SEO.

 

Consumidores mais seletivos

É fato que estamos vivendo um cenário de dificuldade financeira. Neste cenário a Economia não chega a parar completamente, mas vem girando de forma bem mais lenta. Com isso os consumidores estão muito mais criteriosos e acabam pesquisando mais antes de efetuar uma compra para encontrar a melhor relação custo x benefício. Esta é a chance ideal de mostrar ao seu público alvo que sua empresa tem o produto ou serviço que ele deseja com as melhores condições.

 

Presença Digital

Tão logo a internet se consolidou como uma mídia com potencial para ações de marketing, milhões de empresas e marcas passaram a explorar estes recursos. O grande desafio para estas entidades é ser encontrado. Para isso é fundamental ter uma Presença Digital consistente e bem planejada. Como fazer isso? Estando presente e sendo atuante em todos os canais e ambientes que sejam relevantes para  seu público em potencial. Os principais fatores do SEO são a autoridade e a popularidade e isso se conquista com a presença ativa,

 

Conteúdo útil e relevante

Esse assunto é repetido? Sim e cada vez será mais e mais preponderante, não apenas como estratégia de SEO, mas para manter uma Presença Digital sólida. Com o fenômeno da inversão do vetor de Marketing, a comunicação de massa das marcas não surte efeito sobre a audiência. Agora são as pessoas que buscam as Marcas onde, quando e como querem. E essa busca se dá justamente atrás de conteúdo útil e relevante, Por isso conteúdo é o combustível não só de SEO mas de diversas outras estratégias digitais.

 

Keywords como meio e não fim

Muito se discute o quanto o SEO deve focar ou não em palavras-chave de modo a melhorar a performance das páginas nos mecanismos de buscas. As keywords são importantes sim, pois elas representam um tipo de índice ou taxonomia primária que indica a essência do conteúdo. Mas para que a palavra-chave tenha sentido ela precisa estar inserida em um contexto que faça sentido. Aqui entra o webwriting, que é a disciplina de escrever para a web, pensando tanto em conteúdo quanto em links e keywords.

 

Extreme SEO

Um dos conceitos primordiais de SEO é que não se otimiza site como um todo, mas sim páginas individualmente. Nesse sentido, cada página deve ter um conteúdo único que possa ser sintetizado em uma keyword. Dessa forma é importante que a palavra selecionada esteja presente em locais importantes da página, é a chamada densidade da keyword. A cartilha do SEO enumera quais são estes locais, mas na prática são raros os sites que realmente aplicam essa boa técnica. A dica aqui é otimizar tudo o que for possível utilizando as palavras relevantes nos locais indicados e em equilíbrio pra nãoser interpretado como spam.

 

Melhorar performance de Links patrocinados

O aspecto mais importante de uma campanha de AdWords é o IQ (Índice de Qualidade) dos anúncios. Este indicador é composto por 3 fatores, sendo um deles a qualidade da página. Embora pareça um pouco subjetivo, este critério diz respeito à incidência das palavras-chave na página entre outras coisas. Ou seja, o SEO interfere diretamente na performance de Links patrocinados tanto para favorecer quanto para prejudicar.

 

Autoridade  e Popularidade

Estes são 2 dos fatores mais essenciais do SEO. Dizem respeito à quanto uma entidade é reconhecida por determinado assunto e quanto essa entidade é referenciada por outros sites da web. Ao longo dos anos a aplicação destes conceitos foi se pulverizando na prática do SEO e atualmente são muitos subfatores que os compõe. A principal prática que os alimenta é a técnica do Link Building, ou seja, construir links que apontem para o seu site e isso ainda tem um peso importante. Em minha opinião a estratégia mais assertiva para alimentar estes fatores é a assessoria de imprensa digital feita com foco na qualidade dos links muito mais do que na quantidade.

 

Perguntas e respostas

Os smartphones e tablets modificaram muito a forma como as pessoas interagem com os buscadores. Se há 10 anos os indivíduos pesquisavam por palavras simples e isoladas, atualmente eles fazem perguntas, tal qual estivessem conversando ou consultando um oráculo. Atento a este comportamento, os sites devem simular este tipo de “conversa” oferecendo conteúdo que responda diretamente às perguntas feitas pelos possíveis visitantes.

 

Local Search

Outro conceito que surgiu com a popularização dos dispositivos móveis e impactou a buscas foi o recurso de localização dos smartphones e tablets. Com isso veio o Local Search, ou seja, buscas por locais enquanto o indivíduo está em deslocamento pelas ruas. Empresas de comércio, restaurantes ou qualquer tipo de negócio que tenha portas abertas para interação com o público precisa utilizar os benefícios das buscas locais para atrair clientes interessados na compra.

 

Ferramentas

Quando o SEO surgiu era uma atividade praticamente restrita a cadastro do site em catálogos chamados Diretórios. Com o aumento da complexidade nas tecnologias da internet e dos próprios mecanismos de buscas, a atividade de SEO se tornou tanto mais técnica quanto holística. É necessário olhar e controlar uma série de atributos e tarefas rotineiras. Para isso surgiram inúmeras ferramentas com recursos realmente impressionantes e eficazes. O Google Search Console é a mais indicada para os iniciantes, mas existem outras ainda mais poderosas como a Moz e SEM Rush.

 

Orientação á conversão

Eu já disse que a essência da Presença Digital não é estar presente, mas se fazer presente. Dessa forma, os sites que apenas parecem uma vitrine não fazem mais sentido. É necessário entregar algum valor para o indivíduo que se dispôs a navegar até ali. Então todo site tem que ser orientado à conversão, ou seja, tem que gerar uma oportunidade de negócio. Isso acontece quando o visitante tem que cumprir alguma tarefa ali, seja efetuar uma compra, preencher um formulário, assistir um vídeo, clicar num link, etc. O caminho dessa conversão se inicia no SEO bem planejado e também orientado à coversão que deverá ocorrer no site.

Estes onze tópicos refletem muito bem qual é a verdadeira essência do SEO estratégico e com potencial de gerar oportunidades de negócios. Uma campanha de SEO tem que ter esse foco e todo site precisa ser otimizado regularmente para construir uma Presença Digital consistente.