Presença Digital

Na última década o mundo vem passando por uma transformação avassaladora. A sociedade, a cultura, o entretenimento, a tecnologia, o trabalho, os meios de comunicação, o relacionamento entre as pessoas, as relações de consumo e muitos outros ambientes se modificaram mais nos últimos 10 anos do que nos 50 anteriores.

Os recursos físicos e tecnológicos que proporcionaram essa transformação foram o computador, a internet, a banda larga e os dispositivos móveis.  Mas eles são somente tecnologias frias. As pessoas por trás deles é que promoveram a verdadeira revolução! Há uma década parafraseava-se a internet como a “rede mundial de computadores”, mas na real ela é uma rede de pessoas. Mesmo por trás das empresas, temos pessoas. E já que estamos tratando de pessoas, faz todo sentido falar em Presença Digital.

Neste novo mundo, não possuir uma Presença Digital efetiva é sinônimo de não existir na internet. E as pessoas em geral já desenvolveram a percepção de que, se algo não existe na web, também não existe no mundo físico.

Por todos estes motivos a Presença Digital estrategicamente planejada se dá nos pontos de contato da entidade com seu público-alvo. Para atender a estes novos paradigmas é necessário aliar as tendências das tecnologias digitais aos negócios com visão inovadora. Sites institucionais e comerciais, mídias sociais, newsletters e links patrocinados são alguns destes inúmeros pontos de contato que devem obrigatoriamente trabalhar em sincronia, de acordo com a estratégia estabelecida no planejamento.

Este tema é um dos assuntos mais discutidos atualmente em todos os segmentos de mercado. Além de publicar um livro exclusivamente sobre Presença Digital em 2015, eu também mantenho um blog com artigos aqui neste mesmo endereço para compartilhar conhecimentos e novidades sobre o assunto.