Feliz Aniversário (?) Google Plus

No dia 28 de junho o Google Plus completou 5 anos de lançamento, mas a data não se configura exatamente uma grande comemoração.

Inaugurado em 28 de junho de 2011, o Google Plus pretendia ser a plataforma de rede social do Google para fazer frente ao Facebook e Twitter.

googleplus__625

Neste período já foram registrados mais de 2 bilhões de usuários, entretanto, somente 9% dessas pessoas postaram algum conteúdo. Apesar do alto volume de inscritos, menos de 1% dos usuários estiveram ativos no último ano.

Essa discrepância acontece porque a rede não teve massa crítica de adesão necessária para um início performático. Dessa forma não decolou nos primeiros meses, mesmo com recursos diferenciados e até que bem úteis. Com o passar do tempo o Google tentou direcionar a rede para compartilhamento de conteúdos temáticos, mas a estratégia também não funcionou.

O alto número de usuários inscritos se deve ao fato de o Google forçar a barra, o brigando as novas Accounts a abrirem automaticamente um perfil no Plus. Outra medida foi beneficiar as postagens do Plus nos resultados de busca orgânica. Mesmo assim, nenhum incentivo foi suficiente para fazer a plataforma decolar.

Em maio deste ano o Google lançou uma nova iniciativa em plataforma de rede social: o Spaces. Novamente o foco deste ambiente é o compartilhamento e interação de conteúdos temáticos. Apesar desta nova rede, não há indícios de que o Google vá descontinuar o Plus.

Feliz Aniversário (?) Google Plus