Crowdsourcing

Segundo a Wikipedia, “crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação”.

Lembra-se do poder do usuário e da geração de conteúdo? Pois então, crowdsourcing é um exemplo fantástico do que as novas tecnologias e conceitos proporcionaram ao conhecimento humano. O principio básico é que muitas mentes simultaneamente focadas em um projeto são mais assertivas e produtivas do que dois ou três grandes especialistas. Daí este modelo vem sendo utilizado para gerar ideias novas, reduzir o tempo de pesquisa e desenvolvimento, diminuir custos e acelerar a implantação de projetos.

A própria Wikipedia é um caso extremamente bem sucedido de crowdsourcing, assim como o Firefox, Linux, WordPress e muitos outros projetos open source. Um ótimo livro para se aprofundar neste assunto chama-se Wikinomics – Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio, escrito por Don Tapscott e Antony D. Williams.

 

Se interessou por este conceito? Conheça o Glossário de Marketing com muito mais definições.

Crowdsourcing